09/10/2018 as 10:06

Atendimento

Huse atendeu 21 mil crianças este ano

A unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza fica anexa ao Huse.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Huse atendeu 21 mil crianças este ano

Funcionando em tempo integral, a Unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza, localizada anexa ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já registrou de janeiro a setembro deste ano mais de 21 mil atendimentos aos pequenos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), uma assistência que conta com qualidade no atendimento, além de recursos específicos, técnicos, científicos, equipamentos e materiais para garantirem a assistência às crianças de zero a 12 anos.

De acordo com a coordenadora da pediatria do Huse, Cristiane Barreto, o hospital é destinado para atendimentos de média e alta complexidade, mas muitos casos de baixa complexidade continuam sendo levados ao hospital, que já tem uma demanda diária razoável. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e os casos mais comuns diagnosticados pelos profissionais são de infecções respiratórias, viroses e traumas.
“Nós somos um hospital de alta complexidade, mediante equipe formada por especialistas pediátricos composta por cardiologista, neurocirurgia, ortopedia, pneumologista, cirurgião, hematologista, gastroenterologista, nefrologista, oncologista e endocrinologista. Tudo para oferecer a melhor assistência e cuidado com os nossos pequenos usuários”, afirmou.

Usuários
A técnica de enfermagem Clarice Lima, 29, estava acompanhando a filha de seis anos que foi internada com diagnóstico de uma infecção intestinal. Depois de passar por exames e ser reavaliada por um especialista, a mãe da pequena R.L, já respira aliviada. “É muito triste a gente ver um filho com dor e não ter o poder de curar. Eu corri para o hospital e estamos sendo muito bem cuidadas pelas equipes com medicação e alimentação nos horários corretos, sem contar que o médico foi muito atencioso”, comentou.
L.A.C, 10, está com a garganta inflamada e sendo medicada. A vendedora Laura Crispim, 32, é a mãe e acompanhante da pequena paciente. Ela destaca a importância que o Huse tem para a saúde do sergipano. “Não existe outro hospital que tenha o suporte do Huse. Ele atende muito bem a todos. Tem exame, tem médico, tem remédio e tem o amor dos profissionais. Minha filha está bem melhor e vamos já pra casa”, disse.

Pediatria
A Pediatria do Huse dispõe de um serviço com atendimento de assistência por classificação de risco, que organiza a área de atuação das equipes de acordo com as cores azul, verde, amarelo e vermelha. O serviço pediátrico é constituído pelo Pronto-Socorro, Enfermaria (internamento) e CTI pediátrico, destinado ao tratamento dos casos infantis graves.
São dez leitos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) para atender os pacientes infantis em estado crítico e 20 leitos na Área Azul infantil, que muitas vezes superlota com pacientes de baixa complexidade que deveriam estar nas Unidades de Pronto Atendimento e acabam sendo atendidos no Huse. A pediatria conta também com sete leitos na Área Amarela e sete na Área Vermelha (um de trauma), além de 15 leitos na Área Verde.
Já o internamento pediátrico conta com 42 leitos que estão distribuídos entre as enfermarias Carinho, Felicidade, Paz, Esperança e Alegria, além de dois leitos de estabilização de intercorrências, um isolamento do PS e um internamento.