10/10/2018 as 10:06

Informação

Banco de Leite Marly Sarney promove Seminário do Aleitamento Materno

O Seminário tem como objetivo promover e fortalecer o aleitamento materno junto à atenção básica visando a redução do adoecimento e mortalidade infantil.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Banco de Leite Marly Sarney promove Seminário do Aleitamento Materno

O Banco de Leite Marly Sarney, órgão público vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), que é responsável por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite, gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), está promovendo junto à SES, o I Seminário Estadual do Aleitamento Materno. O evento acontece na próxima quarta- feira, 10,  das 8h às 12h, no auditório do Centro Administrativo de Saúde, Senador Gilvan Rocha. O Seminário tem como   objetivo promover e fortalecer o aleitamento materno junto à atenção básica visando a redução do adoecimento e mortalidade infantil.

A gerente do Banco de Leite, Magda Doria, explica que o Seminário tem como objetivo promover e fortalecer o aleitamento materno junto à atenção básica visando a redução do adoecimento e mortalidade infantil. “A importância do aleitamento materno é a questão dele ser o principal alimento para a redução da mortalidade e o adoecimento das crianças. O seminário tem, ainda, por intuito fortalecer e aproximar a Atenção Primária dos municípios do Estado no processo de capacitação e orientação ao Aleitamento Materno.A coordenadora do Banco de Leite Marly Sarney, que também é coordenadora estadual do Qualineo ,Thereza Azevedo Bulhões, por sua vez, informou que todos os representantes dos Bancos de Leite do Estado de Sergipe estarão presentes a fim de orientar sobre a importância da amamentação e da doação do leite humano. Durante o evento, Thereza Bulhões, vai estar atualizando os profissionais sobre a Estratégia Qualineo e a importância do Projeto no acompanhamento do Aleitamento Materno.

“Serão administradas palestras com duração de 15 minutos com diversos temas importantes. O objetivo maior é a participação da plateia”, disse a gerente do banco de leite Marly Sarney, Magda Doria, que vai falar sobre o “Papel da referência estadual de Rede de Bancos de Leite’’. Depois é a vez da coordenadora da rede materna infantil, Helga Miller, com o tema: ‘Políticas norteadoras e protetoras do Aleitamento materno”. Durante o evento, etarão presentes a gerente do Banco de Leite Humano de Itabaiana, Sandra Rafaela que vai abordar o tema: “Importância do trabalho em rede na capacitação de doadoras de leite humano’’.

O tema “O papel do Banco de Leite” será exposto pela enfermeira Zoedy Bitencourt do BLH de Lagarto. Vão participar também o Nutricionista Ronaldo Cruz, com o tema “Rede Amamenta e Alimenta Brasil”.

Fonte: SES