29/10/2018 as 22:35

SAÚDE DO HOMEM

Saúde do homem é foco de mais uma edição do Novembro Azul



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Todos os anos, o mês de novembro é dedicado à campanha "Novembro Azul", que tem como objetivo discutir e conscientizar sobre as doenças masculinas, tendo como foco a prevenção do câncer de próstata. De acordo com o Ministério da Saúde, este câncer é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.

De acordo com a técnica do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Kátia Silvina Gonçalves, a campanha tem como objetivo alertar a população masculina da importância da prevenção de doenças relacionadas à sua saúde, não somente do câncer de próstata, mas das demais doenças.  

“Na maioria das vezes, o homem não se preocupa muito em se cuidar. É comum só irem ao médico depois de se sentir mal. Eles não têm o hábito de fazer exames regularmente, diferente das mulheres. Por isso, no mês de novembro intensificamos as ações para estimular os homens a realizar a prevenção de doenças”.

Kátia comentou ainda que boa alimentação, exercícios físicos, visita regular ao médico, são sempre recomendáveis. “O Novembro Azul tem como foco a importância da prevenção e da promoção em saúde. Segundo ela, as doenças prevalentes que levam à mortalidade da população masculina são evitáveis através de hábitos saudáveis ao longo da vida e a constante prevenção com a ida à unidade de saúde”.  

Ela reforçou ainda que todo o trabalho deve ser estruturado de forma permanente pelas unidades de saúde e não somente no mês da campanha. “Sempre reforçamos junto às Equipes de Saúde da Família abordagens interdisciplinares, pois a campanha perpassa por diferentes eixos como saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, violência contra a mulher, principais doenças que acometem essa população, estímulo a hábitos saudáveis de vida, entre outras”, acrescentou.