23/11/2018 as 10:52

SOMESE

Médico que operou Bolsonaro virá a SE

DR. José Aderval diz que cirurgião participará do Almoço Somese

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Médico que operou Bolsonaro virá a SE

 

No dia 13 de dezembro, a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) vai receber o angiologista e cirurgião vascular da Santa Casa de Juiz de Fora-MG Paulo Gonçalves Júnior, um dos responsáveis pela cirurgia, após o atentado, do presidente eleito Jair Bolsonaro. Ele participará do Almoço Somese e no período da noite, às 20h, palestrará sobre a importância do atendimento de urgência para salvar vidas. O almoço já existe há 25 anos e congrega os profissionais sergipanos.


A Somese atua há 81 anos na relação médico-sociedade e tem à frente o Dr. José Aderval Aragão, que possui 31 anos de atuação na medicina e ocupa a presidência da entidade pela segunda vez, com um mandato que se encerra em dezembro de 2020.

“Nosso foco é levar educação continuada e atividade científica de concentração, sempre com foco na humanização e prestação de serviço à comunidade”, afirma o presidente da Somese, Aderval Aragão.

E essa aproximação propagada pelo presidente pode ser observada em algumas ações desenvolvidas pela Somese, a exemplo do Projeto Salve, da retomada do Cine Somese e a promoção do Concerto Somese.


O Projeto Salve foi lançado em 2015 pela Somese com o intuito de ajudar a sociedade a identificar uma parada cardiorrespiratória e agir no sentido de garantir a sobrevida do paciente até a chegada do socorro especializado.

O Salve integra quatro instituições parceiras (Samu 192 Sergipe, Sociedade Médica do Estado de Sergipe, Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Sergipe e Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado de Sergipe – Coopanest) e já capacitou mais de quatro mil pessoas em todo o Estado.
“Toda a população precisa se conscientizar da importância desse socorro imediato. Tenho convicção de que esse projeto tem que estar nas escolas o mais rápido possível. Essa conscientização é muito importante, porque são essas crianças que irão transformar a sociedade”, pontua o presidente.
Já em relação ao Cine Somese, trata-se de um evento que acontece uma vez por mês, onde médicos e sociedade assistem a um filme, regado a pipoca e refrigerante, e, em seguida, debatem sobre a temática.


“Além de trazer o público de fora, existe uma discussão sobre o filme. Temos o foco de interagir. Sempre temos casa cheia e os filmes são escolhidos com o apelo da humanização”, explica Aderval.

Mas nem só de festas vive a entidade. Há pouco tempo a Somese passou por momentos difíceis de ordem financeira. A situação se deu por conta de um convênio com o Governo de Sergipe, onde médicos, contratados pela entidade, prestavam serviços nos hospitais públicos do Estado.
Porém a entidade não se atentou para o recolhimento de INSS dos prestadores. Isso resultou em montantes muito altos.

“O INSS veio e tivemos que pagar muito dinheiro. Na minha gestão resolvemos todas as pendências. Entramos na Justiça e conseguimos reverter a situação. Conseguimos não pagar um montante de R$ 10 milhões e, num segundo momento, mais R$ 4 milhões”, assegura Aderval.

Para o ano que vem a Somese irá lançar o Guia Médico Especializado de Sergipe, onde a sociedade poderá buscar o profissional desejado de forma rápida e segura.


Outra ação para 2019 será o lançamento do Projeto Memória Viva da Medicina Sergipana, onde a entidade trará um documentário com o relato de vida e atuação profissional de 30 médicos sergipanos.