10/12/2018 as 11:24

Saúde

Lipoaspiração é a plástica mais realizada no país

Procedimentos da cirurgia devem ser evitados em consultórios

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lipoaspiração é a plástica  mais realizada no país

A lipoaspiração é a cirurgia plástica estética mais realizada no país, dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Desde a primeira metade do século XX, vários cirurgiões tentaram alterar o contorno corporal de acordo com os conceitos de beleza de cada período de tempo. Desde sua idealização e divulgação por Illouz, a lipoaspiração tornou-se a melhor opção para cirurgia de contorno corporal.

É preciso deixar claro que para realização desse procedimento é necessária uma correta seleção do paciente. A ideia de tratamento da obesidade através da lipoaspiração deve ser extraída do pensamento dos pacientes. É um procedimento para ser realizado nas lipodistrofias (depósitos localizados de gordura) a fim de gerar uma remodelação do cotorno corporal.

A lipoaspiração pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas. Geralmente é retirado, no máximo, 5% a 7% do peso do corporal.


Utilizamos nessa cirurgia cânulas que são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram - através de um sistema de vácuo - a gordura localizada. Os pontos em que são inseridas as cânulas variam de acordo com a anatomia do paciente, mas sempre os deixando o mais inaparentes possível. Em geral, essas cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com o tempo, e não causam incômodo.


Em relação à anestesia, prefiro a associação da raquianestesia (anestesia realizada nas costas muito comum em cesárias), evitando assim um pós-operatório doloroso, com a anestesia geral, pois apesar de ser tão temida pelo paciente, é a mais segura.


O tempo de duração da lipoaspiração depende muito da extensão e área a ser aspirada, mas, em média, o procedimento leva de três a quatro horas.


O cirurgião plástico é o profissional mais capacitado para realizar a lipoaspiração, ficando aqui dois alertas: sempre procurar no site (www2.cirurgiaplastica.org.br) se o profissional é membro da SBCP e se o procedimento será realizado em hospitais ou clínicas autorizadas. Procedimentos de lipoaspiração, mesmo os ditos mais simples, devem ser evitados em ambiente de consultório.


Em relação ao tempo de internação, costumo deixar em lipoaspirações grandes um mínimo de 24 horas de internação, mas se a cirurgia for menor, é possível ir embora até no mesmo dia.

A tão temida dor tem sido pouco relatada em nossos pacientes, são feitos esquemas analgésicos que garantem um conforto e tranquilidade no pós-operatório. A recuperação é rápida. Uma semana depois já é possível voltar ao trabalho, desde que ele não exija muito esforço físico e cerca de um mês depois a rotina volta totalmente ao normal. O retorno à atividade física ocorre geralmente de 20 a 30 dias após a cirurgia, mas de maneira leve, e com evolução progressiva até que se retorne ao nível de exercício anterior.


Utilizo cinta modeladora nos paciente por um período de 60 dias. Ela age comprimindo as regiões lipoaspiradas, ajudando na modelação da área, e diminuindo o inchaço comum após a cirurgia.


*Dr. Ricardo Araujo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar.