14/12/2018 as 09:50

Aleitamento

Bancos de leite de SE pedem doações

Atualmente o banco de leite possui apenas 14 doadoras e para manter o estoque, o ideal seriam 100 doadoras.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Bancos de leite de SE pedem doações

A rede materno infantil desenvolve um grande trabalho relacionado ao aleitamento materno, através dos bancos de leite. O ato de amor salva a vida de milhares de bebês em todo o mundo. Vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência junto à Secretaria do Estado de Saúde (SES), o Banco de Leite Marly Sarney é responsável por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite.

Atualmente o banco de leite possui apenas 14 doadoras e para manter o estoque, o ideal seriam 100 doadoras. Informa a gerente Magda Doria. “O Banco de Leite Marly Sarney atua há 31 anos no estado de Sergipe, na redução da mortalidade infantil através do apoio e incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês. Está com baixo estoque devido à redução do número de doações. No momento são 14 doadoras. Para os recém-nascidos de baixo peso”, disse Magna.

Ela explicou que especialmente para os bebês internados em unidades neonatais, o leite materno é o mais essencial. “Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês internados na UTI neonatal. Por isso enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda essa demanda”, disse a gerente do Banco de Leite Marly Sarney.

Magda esclareceu que a rede de banco de leite é responsável pela captação do alimento no município de Aracaju, direcionando esse leite para as unidades de UTI Neonatal. “Hoje, a exemplo das outras maternidades, contamos com esse índice baixo de doações, o que nos possibilita ofertar, apenas, para a MNSL”, disse a enfermeira.

A enfermeira Magda Doria informou, ainda, que a Rede de Banco Estadual, que agrega o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), o Banco de Leite Irmã Rafaela Pepel, o Banco de Leite Zoéd Bittencourt e o Posto de Coleta Santa Isabel, tem importância fundamental para os recém-nascidos, principalmente para os prematuros.


Magna disse que caso a mãe possua uma grande produção de leite, pode entrar em contato com o número 3218-9424. “Vamos até a casa da doadora e as orientamos. Além disso, recebemos mães com dificuldades de amamentação, independentemente de ser, ou não, paciente da ‘Lourdinha’. Estaremos sempre de braços abertos”. Ela explicou que na MNSL, há uma preocupação de orientar como a mãe deve amamentar o filho, com dicas de como posicionar a criança, como sugar o leite, e principalmente, do estímulo ao aleitamento materno.