04/02/2019 as 11:17

Saúde

A prática de atividade física não deve ocorrer apenas no verão

Profissional alerta que a estética deve ser resultado de 12 meses de saúde ao ano.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A prática de atividade física não deve ocorrer apenas no verão

Não é novidade que a procura pela prática de atividade física aumenta no verão, criando cenário de academias super movimentadas, além de calçadões, parques e praias cada vez mais agitados por grupos que buscam “correr atrás do tal prejuízo”. É neste contexto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou no ano de 2018 dados que apresentam que 23% dos brasileiros adultos são sedentários, e, na classe jovem, o sedentarismo está presente em 81% dos indivíduos.


O que muitas pessoas não se dão conta é que o verão exige mais cuidados para a prática de atividade física, como alerta o profissional de Educação Física, Guilherme Fontainha. “Infelizmente, nos dias de hoje, muitas pessoas estão deixando para praticar algum tipo de atividade com o início do verão, no intuito de exibirem corpos sarados para esta estação e esquecem que a estética deve ser consequência dos 12 meses de saúde ao ano”, pontua o profissional.


Sobre a estação mais comentada, o profissional ressalta ainda que é preciso cuidado dobrado, pois a temperatura mais quente exige mais do nosso organismo, o suor acarreta em perda de nutrientes, o que pode comprometer o sistema cardiovascular, como também, a capacidade de executar os exercícios da melhor maneira. “Aliado ao acompanhamento médico e ao aconselhamento do profissional de Educação Física, existe a necessidade de uma alimentação balanceada, com bastante hidratação, pois é o que irá transformar a rotina em algo prazeroso e completo para o verdadeiro bem-estar”, define.


Outro ponto destacado pelo profissional é o perigo do uso de produtos para inibição de apetite, bem como, os famosos hormônios para o ganho de massa muscular. “É comum nos depararmos com pessoas fazendo o uso de remédios para inibir a fome ou que deixem o metabolismo mais acelerado, sem qualquer tipo de prescrição médica, para um emagrecimento acelerado. Além, claro, do uso de anabolizantes, visando o aumento da massa muscular e performance de maneira mais rápida, sem pensar nos riscos futuros que essas drogas podem trazer”, esclarece Guilherme.

Para o início da prática dos exercícios físicos é recomendado avaliação física e médica, o que irá traçar o perfil de cada um. “ É comum observarmos as academias nos três primeiros meses do ano com um número muito maior de alunos em busca de ‘receitas milagrosas’ para o verão e carnaval, almejando conseguir resultados iguais aos das pessoas que já treinam há um, cinco, dez anos ininterruptos. O que nós, profissionais da área, indicamos a cada novo aluno é que nos apresente todo e qualquer dado sobre sua saúde, o que engloba laudos médicos e até exames específicos. É, partir de então, através da avaliação física, que será traçado o plano para cada um, ao respeitar suas limitações, buscar suas necessidades e orientar cada evolução. É esse conjunto que difere a intensidade do treino para cada aluno”, complementa Guilherme, há 14 anos atuando na área.

Desde 2013 adepta da musculação, a promotora Caroline Leão, 39 anos, conta que a prática de atividade física não era algo prazeroso para ela, mas ao optar pela musculação, acompanhada por um personal trainer, ela afirma ter se identificado e, em especial, ganhou conhecimento sobre seu corpo e cada exercício que pratica regularmente, sem nenhuma lesão ao longo dos anos. “Meus treinos são divididos em três vezes na semana, cada dia é uma média de 40 minutos, com destaque para o treino metabólico e tensional, mas nada se torna monótono quando você tem um profissional capacitado e que tem a sensibilidade de respeitar até seus dias mais cansativos, estressantes e com a famosa TPM. São seis anos de atividades regulares, prevenções e nenhum trauma”, pontua Caroline.


Consciente dos riscos que o sedentarismo apresenta, a funcionária pública, Marcele Prata, tomou a iniciativa de sair da zona de conforto e há três 3 meses se dedica à prática de exercícios físicos, conciliando os novos hábitos com o trabalho, filhos, casamento e vida social. “Estava há muito tempo parada, mas, agora, criei meus horários e tenho dedicado tempo à minha saúde, não vou mais parar”, comemora.

Ao encontrar o equilíbrio nas ações e entender a auto responsabilidade que rege a prática de hábitos saudáveis, traumas físicos e psicológicos podem ser revertidos, o que demonstra, sem dúvidas, que não se deve esperar por uma estação do ano para começar as mudanças de vida. A hora é o agora, sempre!