14/03/2019 as 16:49

SAÚDE

Carreta de Barretos estará realizando mamografias até o dia 22

Para realizar o exameo, basta comparecer ao local com RG, cartão do SUS e comprovante de endereço, das 8h às 17h, até o dia 22 de março


Carreta de Barretos estará realizando mamografias até o dia 22Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da coordenadoria de Atenção Ambulatorial Especializada, informa que a Carreta de Barretos, Unidade cedida pelo Hospital do Amor, está no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) para a realização de mamografias em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, conforme protocolo do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para realizar o exame não é necessário agendamento prévio, basta comparecer ao local com RG, cartão do SUS e comprovante de endereço, das 8h às 17h, até o dia 22 de março. São disponibilizadas, diariamente, 30 vagas. Outras idades poderão fazer a mamografia desde que apresentem alguma alteração no exame clínico da mama ou no ultrassom. 

“Pelo curto período de tempo e por não ser uma ação programada, neste momento, estamos abrindo a exceção de não precisar de uma prescrição médica e um relatório. O importante é o rastreamento dessa mulher pela idade. Ela vai entrar nos indicadores de produção que serão levados, através do boletim de produção ambulatorial, para o Ministério da Saúde para que a gente tenha um indicador de atividade e o registro no Datasus, até para uma questão de perfil epidemiológico da Saúde. Ela não pode perder esse momento e nem a gente enquanto profissionais da área”, disse a coordenadora de Atenção Ambulatorial Especializada, Luciana Alves.

Os médicos e radiologistas da Unidade farão os laudos que serão encaminhados ao Caism. Os resultados ficam prontos em até 30 dias. Caso haja alguma alteração no exame a paciente será chamada para agendamento e acompanhamento dentro do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

“Elas não precisam se preocupar, nós vamos acompanhar tudo. O que não puder ser feito pelo Caism, a Unidade fixa de Barretos que está em Lagarto, fará esse auxílio de parceria. O que a gente não tem como a estereotaxia, por exemplo, a Unidade fixa tem. Se precisar nós vamos levar essa paciente até Lagarto para fazer o exame dela, através de um contato com a Secretaria Municipal de Saúde do município em que ela faz parte, e traze-la de volta. Então, a logística, de acordo com a alteração do exame, será montada para garantir a continuidade do atendimento dessa paciente”, reforçou a coordenadora.

Maria José dos Santos de 61 anos estava com a solicitação médica para agendar seu exame quando soube da Carreta. “Eu fiquei sabendo que a Carreta estava aqui no Centro de Atenção e ai eu vim hoje de manhã. Estou sendo muito bem atendida. Esse serviço é bom, porque demora para marcar pela internet e aqui é rápido, com certeza alcançou minhas expectativas”, disse.

Já Maria José Santos Silva de Jesus de 51 anos que reside em Pirambu conta que foi ao Posto de Saúde marcar o exame e soube da Carreta. “Lá a atendente me informou que essa Carreta estava aqui e eu aproveitei a oportunidade. O atendimento foi muito bom. Eu gosto de repetir meus exames todo ano porque a prevenção é muito importante, com o câncer de mama ninguém brinca”, contou.

Fonte: ASN











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.