09/04/2019 as 09:54

Entrevista

Cuidados com os dentes devem começar desde bebê

O JC Online conversou com a odontopediatra Lais Cardoso e tirou algumas dúvidas:

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cuidados com os dentes devem começar desde bebê

Cuidar dos dentinhos das crianças é um hábito que deve começar desde cedo. E, claro, que esses cuidados devem partir dos pais. Pode acreditar que quanto mais cedo as crianças tomem conta dos dentes, mais sadios e felizes serão, além disso, os resultados, a longo prazo, serão maravilhosos. A cárie dental é um dos problemas mais comuns nas crianças. Estudos demostram que quase 50% das crianças de entre seis e oito anos de idade têm tido, pelo menos uma, cárie, e esse é um número que preocupa os profissionais. O JC Online conversou com a odontopediatra Lais Cardoso e tirou algumas dúvidas:

JC Online: A partir de qual idade é preciso se preocupar com a higiene bucal dos bebês?

Lais Cardoso: Os bebês devem escovar os dentes assim que eles começam a aparecer na boca. Essa escovação deverá ser feita duas vezes ao dia, com creme dental com flúor. Sim, com flúor, ao contrário do que muita gente pensa.

JC Online: Para os bebês que não têm dentes, como podemos limpar a gengiva? Com qual frequência fazê-lo?

Lais Cardoso: Nos bebês que ainda não têm dentes e já estão na fase de introdução alimentar, a limpeza da gengiva pode ser feita com gaze embebida em água mineral, ou uma fraldinha úmida após a alimentação.  Para bebês que mamam exclusivamente no seio materno, esse procedimento não é necessário.

JC Online: A partir de qual idade devemos escovar os dentes? Existem escovas específicas? E como devemos proceder o uso do fio dental?

Lais Cardoso: Não existe uma idade fixa. Os dentes devem ser escovados assim que começam a apontar na gengiva. As escovas infantis, com cerdas macias e cabeça pequena, são as mais indicadas por conseguirem alcançar uma maior área, limpando melhor os dentes, por consequência. Com relação ao uso de fio dental, ele deve ser iniciado após o aparecimento de dois dentes lado a lado. Enquanto a escovação limpa as partes visíveis dos dentes, o fio dental promove a limpeza na região entre os dentes, sendo, portanto, complementar à escovação no processo de limpeza dos dentes.

JC Online: Como lidar com crianças de relutam em escovar os dentes? Existe alguma técnica para facilitar a cooperação?

Lais Cardoso: O ideal é acostumar as crianças a escovar os dentes desde o nascimento do primeiro dentinho. Deste modo, a criança torna-se mais cooperativa ao hábito de higiene. Costumo comparar ao banho da criança: com o passar do tempo, o bebê se acostuma e passa a gostar de tomar banho. O mesmo acontece com a escovação. Quanto mais cedo, mais natural é o processo.

JC Online: As mamadas noturnas favorecem o aparecimento de lesões cárie? Como evitar a chamada “cárie de mamadeira”?

Lais Cardoso: A cárie é uma doença que depende de diversos fatores para se manifestar, sendo o principal, a presença de biofilme bacteriano, uma mistura de restos de alimentos e bactérias. Ao oferecer leite/fórmula, puro ou não, na mamadeira durante a madrugada, os pais acabam oferecendo um "prato cheio" para o aparecimento das lesões da doença, uma vez que, após a mamada, os dentes não sao escovados, removendo, assim os resíduos alimentares contidos na mamadeira. O ideal a ser feito para evitar a cárie precoce da infância, ou carie de mamadeira, é oferecer o leite materno em livre demanda por, pelo menos 6 meses, oferecer uma dieta livre de açúcares e carboidratos simples (pães, bolos, biscoitos, etc.) até, pelo menos dois anos de idade e escovar os dentes após as principais refeições, ou sempre que ingerir alimentos açucarados.