10/07/2019 as 15:13

ONCOLOGIA

Exames para diagnosticar grau de leucemia são retomados

Exames acontecem no Centro de Oncologia do Huse


Exames para diagnosticar grau de leucemia são retomadosFoto: SES

Foram retomados no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), os exames de citogenética e imunofenotipagem, necessários para diagnosticar e definir prognósticos, bem como a conduta terapêutica de pacientes portadores de doenças oncohematológicas como a leucemia.

No primeiro dia de retorno dos exames, cinco pacientes adultos fizeram a coleta da amostra e dois pacientes infantis já estão agendados para a próxima quinta-feira (11). A empresa vencedora da licitação é a Flow, com sede no Espírito Santo. Serão realizados uma média mensal de 40 exames de citogenética e 60 de imunofenotipagem para atender os pacientes.

De acordo com a oncologista pediátrica do Huse, Peróla Barros, no paciente adulto, os exames são realizados nos dias de terça e quarta, já para o paciente infantil, os exames são nos dias de segunda e quinta. Ainda no caso de crianças, o médico colhe a amostra com o paciente sedado. A coleta do material é aspirado da medula óssea e os resultados dos exames ficam prontos em cerca de 72 horas.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.