22/07/2019 as 13:08

REABERTURA

UBS do Largo da Aparecida é reaberta após as chuvas intensas

Atendimento acontecia provisoriamente no Cras

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após chuvas intensas e o transbordo do rio Poxim terem alagado o Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Madre Tereza de Calcutá, que, atingida pelas fortes precipitações precisou ser fechada, foi reaberta nesta segunda-feira, 22. Mesmo com a Unidade fechada, a equipe de Saúde da Família prestou atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá, também instalado no Largo da Aparecida. 

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, e a coordenadora da Rede de Atenção Básica (Reap) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Monalisa Fonseca, visitaram a UBS para ver como está o funcionamento, após ficar cerca de 10 dias fechada. 

“No entanto, não deixamos de atender porque fizemos o atendimento dentro do Cras. Nesta segunda retomamos o atendimento aqui na UBS, de forma parcial. Estamos com atendimento médico, de dentista e de enfermagem e a dispensação de medicamentos aqui na unidade. Tivemos a perda de uma geladeira e uma televisão, fizemos um mutirão com a equipe da SMS, trocamos portas, fizemos reparos em alguns equipamentos, de maneira que a unidade aos poucos vai ser entregue novamente à comunidade em perfeito funcionamento”, explicou.

A UBS Madre Tereza de Calcutá tem a cobertura de aproximadamente duas mil pessoas e é bastante procurada pela comunidade do bairro. “Para se ter uma ideia, nos 10 dias em que a UBS esteve fechada, foram feitos cerca de 800 atendimentos no Cras. Então é bastante procurada, por isso fizemos uma força-tarefa para que a unidade fosse reaberta o mais rápido possível”, esclareceu Waneska.

De acordo com Monalisa, o serviço de imunização e curativo não vai retornar ainda. “Todas as salas estão sendo avaliadas porque ainda tem um cheiro bastante forte. Então a nossa referência de curativo e imunização vai ser a UBS Manoel de Souza Pereira, no Sol Nascente e, se precisar, alguns atendimentos de curativos serão encaminhados para a UBS Irmã Caridade, que fica no Aloque. A equipe de enfermagem daqui vai entrar em contato com a equipe da UBS Manoel de Souza para poder referenciar, mas a vacina é porta aberta. A previsão é de que no período de 15 dias estes dois serviços voltem a funcionar, se avaliarmos que pode ser aberta antes, vamos abrir”, informou.