23/07/2019 as 16:21

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Asma infantil: como evitar crises

Mudanças climáticas bruscas contribuem para crises respiratórias


Asma infantil: como evitar crisesFoto:Reprodução

Asma é uma doença crônica que consiste na inflamação nas vias respiratórias aéreas, dificultando e até impedindo a passagem de ar. Se para os adultos ela já traz sérias complicações, para o público infantil é ainda mais grave. As mudanças climáticas bruscas, características do período de inverno, contribui para que as pessoas sejam acometidas por alergias ou infecções virais no aparelho respiratório. A saúde das crianças, requer ainda mais atenção nessas épocas, pois, quando não tratados adequadamente estas complicações podem desencadear a asma.

De acordo com a alergologista infantil do Hospital Gabriel Soares, Camila Budin Tavares, a doença está associada às crianças prematuras ou cujo os pais fumaram durante a gestação, mas ela também pode surgir como reação de quadros alérgicos, ou infecções por vírus. “A presença de alergias e o aumento da responsividade das vias aéreas são os principais fatores de risco para a asma persistir na fase adulta”, explica ela.

A especialista diz que, embora o fator genético influencie no aparecimento da asma, ele não é determinante. O fator ambiental é uma das suas principais causas. “Os fatores genéticos se somam aos fatores ambientais. Muitas vezes a criança é alérgica não tendo histórico familiar de alergia”.

O organismo da pessoa identifica os agentes irritantes e faz com que a musculatura que existe em volta do brônquio se contraia, fechando o órgão e impedindo que o ar contaminado entre nos pulmões. A médica explica que a maioria dos casos de asma começa precocemente, antes dos seis anos de idade. Os sintomas podem ser observados desde os primeiros meses de vida. Os pais precisam prestar atenção se, após exercício físicos, choro ou riso, a criança apresenta chiado durante a respiração, tosses noturnas mesmo na ausência de resfriados ou infecções virais com duração superior a dez dias.