30/07/2019 as 10:40

Agosto Dourado

Prefeitura reforça a importância do aleitamento materno para mãe e para o bebê

Com ações voltadas principalmente para as mães, o município visa incentivar a prática, que pode garantir uma vida saudável ao bebê e um melhor desenvolvimento deles até a fase adulta.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza na próxima quinta-feira, dia 1º, a abertura do Agosto Dourado, mês dedicado a debater a importância da amamentação. Com ações voltadas principalmente para as mães, o município visa incentivar a prática, que pode garantir uma vida saudável ao bebê e um melhor desenvolvimento deles até a fase adulta.

As equipes da SMS estão preparando uma série de ações nas Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de empoderar as gestantes e puérperas, informando sobre a importância da amamentação. De acordo com a técnica do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem (PSCAJ), Ana Elisabete Silva, o aleitamento materno deve ser incentivado a todo o momento e é um trabalho que começa já no pré-natal. 

“Nossa atuação começa já com a orientação das gestantes no sentido de que, ao nascer, o bebê deva ter o contato pele a pele, devendo ser colocado no colo da mãe, no peito, para que esse ato de sugar, tão instintivo, tão fisiológico e tão natural já aconteça. Esse momento nós chamamos de momento de ouro, o primeiro minuto na vida de uma criança, por isso o nome Agosto Dourado", destacou.

Nutrientes


O leite materno deve ser o único alimento para o bebê até os seis meses de vida. Apenas a amamentação é capaz de prevenir doenças, reduzir a mortalidade infantil trazendo o fortalecimento do sistema imunológico das crianças. De acordo com a nutricionista da Área de Promoção e Ações Intersetoriais da SMS, Vanessa Barreto, o leite materno, é o mais completo alimento para promover o crescimento e o desenvolvimento infantil.

“Além de fornecer quantidade de água, proteína, gordura e outros nutrientes, o leite materno também possui inúmeros elementos anti-infecciosos, anticorpos e células vivas, tudo para agir favoravelmente no corpo do bebê, reduzindo assim o risco de mortalidade infantil. Ao contrário do que alguns dizem, não existe leite fraco. A mãe com carências nutricionais, assim como uma mãe mais abastada, com mais condições de se alimentar melhor, terão um leite com as mesmas propriedades, com a mesma composição”, reforçou.

Ainda de acordo com Vanessa, se a mãe comeu algo muito gorduroso ou condimentado, muito apimentado, bebidas alcoólicas, por exemplo, os nutrientes passados para o bebê podem ser afetados. “Tudo de bom que ela consumir vai passar para o bebê, assim como tudo o de ruim também. A Organização Mundial da Saúde [OMS] recomenda que a alimentação dos bebês seja feita exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida. Após esse período, outros tipos de alimentos podem começar a ser introduzidos na dieta”, acrescentou a nutricionista.

Programação


O tema do Agosto Dourado deste ano é “Empoderar as famílias para facilitar a amamentação”, e o maior objetivo é chamar a atenção para importância vital da família na amamentação e na construção de uma saúde com base sólida.

Para isso, a SMS preparou no dia 1º de agosto a abertura do mês, que ocorrerá na UBS Santa Terezinha, que fica na Rod. dos Náufragos, km 5, Robalo, a partir das 8h. Já no dia 9, ocorrerá o V Fórum Perinatal de Aracaju, com o tema “Empoderar mães e pais – Favorecer a Amamentação”, no auditório da SMS, que fica na rua Nely Correia, 50, Coroa do Meio.