31/07/2019 as 14:20

ANTITABAGISMO

Cemar do Augusto Franco oferece tratamento gratuito para fumantes

Pacientes participam de grupos de apoio compartilhando experiências

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Para quem deseja parar de fumar, em Aracaju, tem um programa de apoio gratuito. O projeto é realizado desde 2010 e desenvolvido pelo Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Augusto Franco, e já beneficiou centenas de pessoas. Seu lema é a vontade de parar de fumar é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. 

O município de Aracaju acompanha o país no que diz respeito à implantação de ações de sucesso para redução do consumo de tabaco entre a população. Das 171 nações que aderiram às medidas globais da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente o Brasil e a Turquia realizam esse trabalho.

Nos grupos de apoio, os pacientes podem conversar sobre suas histórias de vida e trocar experiências que os aproximem. Este ano, até agora, foram acolhidos 30 usuários em entrevistas motivacionais, e mais 30 em grupos terapêuticos. 

A gerente também esclareceu como funciona o Programa de Tabagismo no Cemar e quais os requisitos necessários para participar da atividade. "Ajudamos muitas pessoas a tratar esta doença. É uma procura totalmente espontânea e não requer que o solicitante apresente um encaminhamento médico. Só é necessário, antes de tudo, que o paciente tenha força de vontade, seguida do porte do cartão do SUS e algum documento de identificação. As inscrições são realizadas no Cemar Augusto Franco, das 14h às 17h, de segunda à sexta-feira”, explica a gerente do Programa de Tabagismo, Maria Nazaré Gomes.