01/08/2019 as 12:37

Estética

Bigode chinês: o vilão da juventude feminina

Sulco nasogeniano pode ser minimizado com várias técnicas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Vilão da juventude feminina, o bigode chinês (sulco nasogeniano) aterroriza muita gente. Essas duas linhas de expressão, que saem do canto do nariz em direção ao canto da boca, são alguns dos primeiros sinais que aparecem com o passar dos anos, inclusive nas mulheres mais novas.

A herança familiar, infelizmente, é o principal fator para o aparecimento desse “dedo-duro” da idade. Mas não se engane. Os hábitos de vida também influenciam no surgimento das linhas, a exemplo de exagerada exposição ao sol, principalmente sem o uso de protetor solar, e o consumo de cigarros.


Para cada faixa etária, é possível fazer vários procedimentos que podem atenuar ou atém mesmo eliminar estas linhas de expressão em homens e mulheres. Entre os 20 e 30 anos, o problema ainda é pouco evidente, então basta apenas o uso de cremes e preenchimento com ácido hialurônico. Normalmente o resultado é rápido, satisfatório e o aspecto final é percebido após três semanas.


Já entre os 30 e 40 anos, a recomendação é fazer um tratamento que age como um peeling profundo causando um grau de lesão da epiderme (a camada superficial da pele). Para uma boa resposta, são necessárias três sessões, sendo uma por mês. Em sete dias já é possível perceber uma melhora. Porém, a vermelhidão desaparece em até 14 dias.


Para quem está na fase dos 40 a 50 anos, o sugerido é a associação do gel com fatores de crescimento ao dermaroller (rolo com microagulhas de 0,5 a 2 mm). Esse procedimento aumenta a permeabilidade da pele estimulando a camada mais profunda da derme e da subderme, mas sem lesar a epiderme e sem tirar o indivíduo de suas atividades habituais. São necessários três meses de tratamento.

No caso das pessoas que estão entre os 50 e 60 anos, o ideal são os fios de sustentação de ácido lático, material que é absorvido pelo corpo e deixa a face mais firme. Esse procedimento pode ser repetido três meses depois, pois é necessário um tempo para que o fio leve o corpo a criar um tecido fibroso que retraia os tecidos e melhore a sustentação facial.


Com mais de 60 anos, o indicado é a cirurgia chamada mectomia. A técnica funciona como se fosse um botox, só que sem tornar a face estática, e ainda é capaz de minimizar os temidos pés de galinha.

*Dr. Ricardo Araújo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar. (http://ricardoaraujo.med.br)