02/08/2019 as 10:05

ARACAJU

Plano de Contingência ao Sarampo zera notificação do vírus



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em 2018, o Brasil registrou 10 mil casos de sarampo e perdeu o certificado de eliminação da circulação do vírus conferido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) dois anos antes. Assim, de modo preventivo, a Prefeitura de Aracaju pôs em prática o Plano de Contingência do Sarampo, uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no segundo semestre do ano passado.

“Iniciamos a ação em agosto e finalizamos em novembro [de 2018], envolvendo a atenção básica, a rede hospitalar e convocando todas as pessoas até 49 anos que não tivessem histórico vacinal para tríplice viral, a comparecerem às Unidades Básicas de Saúde e se vacinarem”, explica a gerente de imunizações da SMS, Ilziney Simões.

Com a efetividade das ações desenvolvidas pelo Plano de Contingência em 2018, nenhum caso foi notificado ou confirmado em Aracaju este ano. No entanto, as pessoas que ainda não se vacinaram podem recorrer às Unidades Básica de Saúde para ser imunizado.

“A pessoa que tem a necessidade deve se vacinar o quanto antes. Num momento como esse, em que o Brasil se encontra com a disseminação do vírus do sarampo em alguns estados, precisamos ter uma preocupação em estar sensibilizando a comunidade a atualizar o cartão de vacina, porque ao se depararem com pessoas contaminadas podem contrair o vírus por não ter tomado a vacina”, alerta Ilziney.

A vacina tríplice viral, maior arma de prevenção contra o sarampo, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Se o indivíduo não tomou as doses da vacina na idade prevista inicialmente (1 ano e 1 ano e três meses) , até os 29 anos poderá receber duas doses, em um intervalo de 30 dias. Já aqueles que têm de 30 a 49 anos de idade e não possuem no histórico de vacinação a tríplice viral, poderá receber apenas uma dose.

“A população precisa ficar atenta e buscar o serviço, caso não tenham se vacinado em algum momento de suas vidas e, por sua vez, os profissionais de saúde também estão atentos com relação a vigilância das doenças exantemáticas, que, na presença de qualquer caso suspeito de sarampo, o profissional da saúde deve notificar esse caso, comunicar imediatamente à vigilância epidemiológica para que a gente desenvolva ações que venham impedir a cadeia de transmissão do vírus aqui no município de Aracaju”, reforçou a gerente de imunizações.