12/08/2019 as 09:24
SAÚDE E BEM-ESTAREspecialista explica alguns aspectos da função hormonal no maior órgão do corpo
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Mensageiros químicos que controlam várias funções do nosso corpo, como crescimento, reprodução e metabolismo, os hormônios também exercem uma grande influência na pele, e qualquer desequilíbrio hormonal pode ter um efeito dramático sobre a aparência dela. Especialista em estética, beleza e bem-estar, a médica Andrezza Nascimento ressaltou alguns aspectos da função hormonal em relação à pele, listando os principais deles.
Estrogênio e DHEA
Hormônio feminino produzido pelos ovários, o estrogênio dá forma ao corpo da mulher, quando ocorre um grande acúmulo de água na gordura, formam-se as temidas celulites. Em nossa pele, o estrogênio produz as fibras elásticas, o que confere maior firmeza. Já o DHEA é o hormônio produzido pela glândula suprarrenal, localizada acima dos rins. Com o passar dos anos a sua produção vai reduzindo e, ao redor dos 65 anos de idade, a produção cai em torno de 10 a 20% do ideal para o organismo. Essa diminuição do DHEA leva ao envelhecimento.
Hormônios tireoideanos
Estes aumentam a produção de colágeno, já que ajudam na síntese de proteínas, ajudando assim a manter a pele com uma textura mais bonita e mais hidratada.
Desequilíbrio hormonal
A Síndrome dos Ovários Policísticos é definida por um aumento de tamanho dos ovários, que criam várias bolsas cheias de líquido (cistos). É comum a mulher apresentar elevados níveis de hormônios masculinos, ao ponto de, em certos casos, apresentar características masculinas, como excesso de pelos. Tal síndrome também aumenta a oleosidade da pele, predispõe ao aparecimento de manchas, principalmente nas axilas e atrás do pescoço, e de espinhas e cravos. Outros sintomas incluem queda de cabelos e crescimento anormal de pelos nas regiões do baixo ventre, seios, queixo e buço.
A resistência à insulina que ocorre no Diabetes Melitus, por exemplo, pode ocasionar aparecimentos de manchas escurecidas nas dobras do pescoço, no antebraço, axilas e cotovelos.
Já o ressecamento da pele é um dos sinais do hipotireoidismo, que é a queda na produção dos hormônios produzidos pela tireoide. O problema também pode causar inchaço, principalmente na pele da região dos olhos.
Na gravidez
As mudanças nos níveis hormonais durante a gravidez podem ter efeitos sobre a pele, como manchas amarronzadas no rosto (melasma) ou uma linha escura no abdômen inferior, além do escurecimento dos mamilos. Estrias no abdômen, mamas, quadris e nádegas também ocorrem devido ao estiramento da pele devido a estímulo hormonal.
Na menopausa
A menopausa também modifica a pele feminina, tornando-a mais ressecada e mais propensa ao aparecimento de espinhas. No período, também pode haver perda de cabelo e crescimento de pelos em locais indesejados.
O ideal é que todos os hormônios estejam em seus níveis normais para que seu organismo funcione normalmente, por isso a importância de sempre visitar o seu médico.
Dra. Andrezza Nascimento, especialista em estética, beleza e bem-estar