19/08/2019 as 16:33

SOB SUSPEITA

Quatro casos de sarampo estão sendo investigados pela SES

Secretaria reuniu representantes dos municípios para alinhar estratégias de combate à doença

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu nesta segunda-feira, 19, representantes dos municípios para discutir a situação atual do sarampo no estado.

Até agora, em Sergipe, já foram 15 notificações de sarampo, quatro em investigação, dois casos confirmados e nove descartados.

A prevenção contra a doença infecciosa se dá a partir da vacinação que está disponível diariamente nos postos de saúde. A primeira dose deve ser no primeiro ano de vida de uma criança, além delas, adultos que por algum motivo não tenham sido vacinados ou que não tenham como comprovar a vacinação.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Sheyla Teixeira, destaca a importância e como deve ser realizado o processo de vacinação para que o sarampo seja evitado.

 “A rotina de vacinação deve ser iniciada com a tríplice viral, nos primeiros 12 meses de vida de uma criança, está irá prevenir o sarampo, rubéola e a caxumba, após três meses essa mesma criança deve receber a segunda dose, a tetra viral, que além de prevenir as doenças citadas anteriormente, também imunizará contra a catapora. Em relação aos adultos até 29 anos que não foram vacinados devem receber duas doses de vacina com intervalo de 30 dias e as pessoas de 30 a 49 anos precisam receber apenas uma dose”, enfatiza.

A reunião teve o objetivo de alinhar as estratégias de prevenção e as próximas ações que devem ser intensificadas pelos municípios.