12/09/2019 as 08:39

Laranjeiras

Funcionários do Hospital São João de Deus sofrem com salários atrasados

O atendimento na Associação Beneficente Hospital São João de Deus, no município de Laranjeiras frequentemente está sendo interrompido pela falta de pagamento de aproximadamente 90 funcionários, e por conta disso a população é prejudicada.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O atendimento na Associação Beneficente Hospital São João de Deus, no município de Laranjeiras frequentemente está sendo interrompido pela falta de pagamento de aproximadamente 90 funcionários, e por conta disso a população é prejudicada. No último dia 13 de agosto, os trabalhadores da unidade de saúde cruzaram os braços e ficaram sem trabalhar até que o pagamento fosse realizado. De acordo com o gerente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Janderson Alves, a prática do atraso salarial no hospital se tornou corriqueira. “Todos os meses está acontecendo isto. E os trabalhadores ficam desanimados e preocupados porque tem compromissos para pagar. Quem é que trabalha bem sem salário”, questiona Janderson. 

O problema continua e nesta quinta-feira (12) o atendimento mais uma vez seria suspenso. De acordo com a assessoria de comunicação do Sintasa, no início da manhã de hoje os representantes do sindicato estiveram com a diretora do hospital, Karine Pinheiro, que informou que o repasse já foi passado para o hospital e que hoje mesmo pagaria os funcionários. Ainda de acordo com a assessoria do Sintasa, o município tem que até o dia 10 de cada mês para realizar o repasse para a unidade de saúde e dia 11 fazer o pagamento dos trabalhadores. Por conta desse atraso, ficou deliberado em assembleia, entre os funcionários e o Sintasa, que se não houver pagamento, os funcionários entram em greve automaticamente.

Durante o encontro, a diretora informou que o repasse de aproximadamente R$475 mil não está sendo feito o que tem prejudicado o atendimento no hospital. Ela disse ainda que o que chega para ser repassado é praticamente o valor da folha de pagamento dos funcionários. Pela falta do repasse integral possivelmente alguns atendimentos serão suspensos nesta sexta-feira (13) por falta de insumos e no sábado (14) os trabalhadores poderão ficar sem alimentação, pois eles trabalham em escala de plantão por 12h e se alimentam na própria unidade de saúde.

A assessoria do Sintasa disse também que continua acompanhando o andamento no hospital e se realmente o atendimento for suspenso e a alimentação não for liberada, uma nova reunião será realizada para decidir o que será feito para solucionar o problema.

Acordo
Foi acertado na Justiça, através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que a gestão do hospital teria até o dia 5 do mês subseqüente trabalhado pelos funcionários para enviar à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Laranjeiras os documentos e certidões necessárias, e esta teria até o dia 10 para fazer o repasse ao hospital, e, por tabela, teria até o dia 11 para fazer o pagamento aos trabalhadores.

Contudo, como não houve pagamento, os trabalhadores já tinham deliberado em assembleia anterior que caso ocorra novamente o atraso salarial iriam entrar em greve imediatamente.



|Reportagem: Karina Mendes

|| Foto: WhatssApp.