18/09/2019 as 11:40

Entrevista

Especialista fala sobre Fibromialgia

O Portal JC convidou o reumatologista, especialista em dor, Denisson Silva, para falar um pouco sobre o tema. Confira:

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de  cabeça, depressão e ansiedade. Muitas pessoas sofrem com essa doença e precisam de ajuda. O Portal JC convidou o reumatologista, especialista em dor, Denisson Silva, para falar um pouco sobre o tema. Confira:

Portal Jc - O que é a Fibromialgia?

Denisson Silva - A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dor crônica e difusa, ou seja, dor acima e abaixo da linha de cintura e do lado direito e esquerdo do corpo que dure pelo menos 3 meses. É uma doença de aspecto neuropsíquico em que o que está adoecido é o centro de percepção dolorosa, ou seja, o paciente passa a sentir de forma mais fácil por estímulos inclusive que incialmente não deveriam gerar dor e com caráter mais persistente

Portal JC -  Quais são os principais sintomas e causas da síndrome? 

Denisson Silva - Os principais sintomas são: dor difusa e crônica, cefaleia crônica, dor miofascial, dispepsia funcional (popularmente chamada de gastrite nervosa), síndrome do intestino irritável, sono de má qualidade, câimbras, formigamentos. As causas ainda não estão completamente esclarecidas, mas gira em torno de causas hormonais (por isso ser mais frequente no sexo feminino), traumas psíquicos (grande associação com ansiedade e depressão), doenças reumáticas e distúrbios alimentares. 

Portal JC -  Por que muitas pessoas sofrem de Fibromialgia e não sabem? O diagnóstico é difícil ou isso acontece porque as pessoas não conhecem a síndrome? 

Denisson Silva - O principal motivo para o subdiagnóstico da fibromialgia é a desinformação, mais por parte da população doente, mas também por parte dos médicos que acabam agindo de forma preconceituosa informando ao paciente que se trata de simulação ou doença exclusivamente psicossomática. Isso traz um rótulo ao paciente de preguiçoso, de simulador, e atrasa a ida do paciente até seu correto diagnóstico e rápido início de tratamento. Trata-se de doença muito prevalente. Dados oficiais revelam prevalência de 2 a 5 % da população, mas acredito que esses números são bem maiores e o preconceito com a doença atrapalha o diagnóstico. 

Portal JC - Existe um grupo que sofre mais com a doença?

Denisson Silva - Principalmente mulheres, entre os 20 e 50 anos, e ainda mais se apresentarem também distúrbios comportamentais como ansiedade social, fobias, ansiedade generalizada e as diversas formas de depressão. 

Portal JC - A Fibromialgia tem cura? Como é feito o tratamento? 

Denisson Silva - A fibromialgia é uma doença e sendo assim necessita de tratamento continuado que pode ser incialmente composto de tratamento medicamentoso com medicações de ação em sistema nervoso central e periférico, mas que se não houver associação com outras modalidades multiprofissionais de abordagem holística da dor a chance de sucesso é nenhuma. Não há tratamento adequado de fibromialgia sem bom acompanhamento do nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico. 

Portal JC - Como a atividade física ajuda nesse processo? Existem algumas atividades que são mais recomendadas para quem tem esse diagnóstico? 

Denisson Silva - A atividade física é a modalidade mais importante no tratamento da fibromialgia, podendo inclusive no futuro, quando potencializado, se tornar o centro do tratamento com menor necessidade do uso de medicação. Inicialmente se recomenda atividades aeróbicas e depois outras formas de exercício vão se associando sempre com o foco de melhor o equilíbrio postural e o ganho de força muscular.