07/10/2019 as 11:09

Uso de fones de ouvido requer limites

De acordo com a otorrinolaringologista Rosa Grazielle de Lima, com o tempo, o uso contínuo dos fones de ouvido com músicas ou podcasts em volumes mais altos do que o permitido, pode danificar a audição.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O estudante de publicidade Mark Santos Júnior, de 20 anos, não dispensa os fones de ouvidos. Assim como o aparelho celular, o acessório também é indispensável no dia a dia do universitário. Ele conta que chega a ouvir música 12 horas por dia, usando os fones de ouvido. “Na verdade, já saio de casa usando, paro de usar no trabalho e passo o restante do dia usando. Meus colegas falam que o volume é alto, mas eu já estou acostumado”, disse ele.

De acordo com a otorrinolaringologista Rosa Grazielle de Lima, com o tempo, o uso contínuo dos fones de ouvido com músicas ou podcasts em volumes mais altos do que o permitido, pode danificar a audição. E o pior: os danos são permanentes. “Não é que não podem ser utilizados, porém existem recomendações para o uso adequado. O ideal é utilizar um fone que mais se adequa e dê conforto a quem vai utilizá-lo. Mas, do ponto de vista auditivo, o tipo concha é o mais indicado, diante da distância do órgão auditivo conhecido como cóclea”, explica a médica.


Segunda Rosa Grazielle de Lima, recomenda-se, ainda, uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos de utilização e em um volume que a pessoa a cerca de 1 metro de distância não ouça o que a pessoa que está usando os fones está ouvindo. Ela recomenda, também, que, sempre que possível, os dispositivos sejam higienizados para evitar que eles levem bactérias para os ouvidos.


Cabe salientar que os danos provocados pelo ruído, geralmente, ocorrem de forma gradativa e irreversível, com a morte de células auditivas pelas lesões sonoras. É um erro achar que isso vai ocorrer rapidamente, uma vez que são lesões cumulativas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a utilização de fones com volume elevado por mais de 90 minutos por dia aumenta o risco de desenvolver zumbido ou perda auditiva dentro dos próximos cinco anos.


Se os fones estiverem na potência máxima, os riscos aumentam em 70%. Se após ouvir com fones de ouvido, você sentir zumbido ou sensação de ouvido tapado, procure o otorrinolaringologista para uma avaliação aprofundada. Como é difícil medir o volume do som, quem usa fones de ouvido necessita ter bom senso.