10/10/2019 as 14:44

Inovação

Hospital privado inicia cirurgias robóticas

A aquisição do robô Da Vinci Si, faz parte dos projetos de investimento em medicina de ponta em cirurgias de alta complexidade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No mês em que comemora 50 anos, o Hospital São Lucas acaba de dar mais um passo importante na medicina em Sergipe. Nos dias 5 e 6 de outubro, o hospital iniciou os primeiros procedimentos do Programa de Cirurgia Robótica da Rede D’Or São Luiz, maior grupo de hospitais privados do país, do qual faz parte. A aquisição do robô Da Vinci Si, faz parte dos projetos de investimento em medicina de ponta em cirurgias de alta complexidade. O programa foi apresentado nesta quinta-feira, 10 , durante entrevista coletiva.

O cirurgião digestivo, Fábio Almeida, foi o primeiro médico a realizar a cirurgia com o robô. “Estou muito contente em abrir o serviço de cirurgia robótica aqui em Sergipe. Há 20 anos realizamos cirurgias bariátrica, e hoje poder realizar esse tipo de procedimento através da robótica é um marco na nossa medicina. A cirurgia foi um sucesso, toda equipe do hospital engajada nesse processo tão importante para todos nós, médicos e pacientes”, comentou o cirurgião.

O sistema cirúrgico de alta tecnologia possibilita a realização de cirurgias minimamente invasivas assistidas por robô para o tratamento de diversas patologias. O foco do hospital é atuar principalmente nas áreas de ginecologia, urologia, cirurgia bariátrica e do aparelho digestivo, especialidades de referência da unidade, mas também em outras cirurgias como as de cabeça e pescoço, torácica, cardíaca e oncológica.

Essa inovação possibilita ao paciente alternativas positivas para o tratamento com mais eficiência que nos métodos tradicionais, como cortes menores, menos dor e desconforto no pós-operatório, diminuição na perda de sangue durante a cirurgia, menor tempo de internação e ainda permite recuperação e retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

A tecnologia do sistema oferece qualidade, segurança para o paciente e controle de todos os processos. “A muito tempo estávamos acalentando o desejo de ter essa tecnologia no São Lucas. Foi um sonho de todos, um desafio, e é tempo de celebrar. O nosso hospital é referência em cirurgias complexas sempre mantendo a tradição de levar o melhor para os nossos pacientes, com todo nosso acolhimento, humanização, segurança e qualidade em todo procedimento que realizamos”, disse o diretor geral do Hospital São Lucas, Paulo Barreto.

Capacitação

Uma das preocupações do Programa de Cirurgia Robótica foi a capacitação dos cirurgiões para utilização do robô. Os médicos Fábio Almeida e Raul Andrade (Cirurgiões do Aparelho Digestivo - Cirurgia Bariátrica) e a Enfermeira Andrezza Lima, especialista em Bloco Operatório (que coordena o Programa Robótico) foram recebidos em São Paulo pelo médico Murilo Luz, Urologista e diretor do Programa de Cirurgia Robótica da Rede D’Or,  pelo cirurgião Carlos Domene para implantação do Programa de Cirurgia Robótica no Hospital São Lucas. “Fomos recepcionados pelos colegas Médicos e Enfermeiros da Rede D’Or São Luiz para esse importante passo na Medicina em Sergipe. A partir de agora, o hospital passa a oferecer esse tipo de cirurgia permitindo que seus pacientes não precisem mais sair do Estado para a realização desse tipo de cirurgia, contando sempre com a segurança e a qualidade que são a marca do São Lucas”, comentou o cirurgião Fábio Almeida.

Sistema robótico

Com visão de alta definição em 3D, braços mecânicos eliminam qualquer possibilidade de tremor, pois reproduzem com precisão os movimentos do cirurgião de uma maneira mais delicada, harmônica e muito estável. Comparado à cirurgia aberta e cirurgia laparoscópica convencional isso é um grande ganho, já que até o momento eram utilizadas visão 2D e instrumentos menos articulados, que dificultavam os movimentos mais detalhados do profissional.

A técnica já é amplamente disseminada no mundo e, em vários hospitais, ocupam quase 90% da preferência das equipes médicas para alguns tipos de procedimento, como a prostatectomia radical (retirada de toda a próstata e vesículas seminais por conta de um câncer) e a histerectomia (retirada do útero com ou sem as trompas e ovários).

O sistema cirúrgico robótico Da Vinci Si  é composto por três unidades: um console de comando com binoculares e ‘joysticks‘ para controle dos braços, local onde fica o cirurgião; uma torre de vídeo que une as informações do sistema; e o console do paciente, composto pelos quarto braços mecânicos com câmera e instrumentos cirúrgicos. Os instrumentos utilizam pequenas incisões para acessar a área a ser operada, assim como acontece na cirurgia laparoscópica pura. Embora seja conhecido como ‘robô’, este sistema não executa atividades com autonomia, ele reproduz os comandos, em tempo real, do cirurgião de uma maneira sutil.