21/10/2019 as 11:23

SAÚDE

Presidente da Associação de Pacientes DII Brasil visita Aracaju para falar sobre as doenças inflamatórias intestinais

Patrícia Mendes se encontrará com um grupo de portadores dessas enfermidades para reforçar a importância do papel das associações de pacientes na sociedade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Presidente da Associação de Pacientes DII Brasil visita Aracaju para falar sobre as doenças inflamatórias intestinaisDivulgação

Diarreia, dor abdominal, urgência em evacuar, aumento na frequência dos movimentos do intestino estão entre os sintomas de doenças inflamatórias intestinais que acometem milhares de brasileiros. Na próxima quarta-feira, dia 23 de outubro, Patrícia Mendes, presidente da Associação Nacional de Pacientes de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII Brasil), estará em Aracaju para conversar com um grupo de portadores da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa, importantes enfermidades inflamatórias.   O encontro será no Hospital Universitário (HU).

O encontro integra o projeto Mutirão Norte-Nordeste, realizado pela DII Brasil, criado com o objetivo de fortalecer as associações de pacientes desses Estados. “Visitaremos todos os Estados do eixo Norte-Nordeste para conhecer de perto a realidade de cada um deles, levar informações aos pacientes e capacitação aos gestores”, afirma Patrícia Mendes, presidente na entidade.

As doenças inflamatórias intestinais acometem 13,25 pessoas a cada grupo de 100 mil habitantes no País, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Entre essas enfermidades, destacam-se a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. De caráter crônico, ambas são diagnosticadas por volta dos 30 anos, provocando hospitalizações recorrentes e a incapacitação para o trabalho, tendo grande impacto na qualidade de vida do paciente.

 

As doenças 

As doenças inflamatórias intestinais, como Crohn e retocolite ulcerativa, afetam homens e mulheres indistintamente. Até hoje, a origem dessas enfermidades não é totalmente conhecida. Ao lado da predisposição genética, o meio ambiente exerce um papel importante no desencadeamento dessas inflamações, que são mais comuns em moradores de grandes centros urbanos.

A retocolite ulcerativa provoca inflamação e úlceras no revestimento do cólon ou no intestino grosso. Já a Doença de Crohn atinge todo o intestino. Em 30% dos pacientes, ataca o intestino delgado (íleo) e, em 40%, a região ileocecal, que fica na transição entre os intestinos delgado e grosso.