21/10/2019 as 15:04

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Abandonando o consumo de carne? O salmão é uma ótima fonte de nutrientes

O salmão melhora a imunidade e o funcionamento da tireoide

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A cada dia, as pessoas estão mais preocupadas com sua alimentação. Abandonar frituras, processados e até o consumo de carnes, são hábitos comuns.

E se você está nessa transição, querendo abandonar a carne vermelha, o salmão é uma excelente fonte de nutrientes para o organismo, além de ser um ingrediente versátil e muito saboroso, como sugere a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.



“O peixe possui altos valores de vitaminas e minerais, que contribuem de diferentes maneiras para o bom funcionamento do corpo. As vitaminas D e as do complexo B, encontradas no salmão, atuam na saúde óssea e ajudam a fortalecer a imunidade”, ressalta a profissional.

Por ser rico em selênio, o sistema imunológico ganha mais uma força extra. A ação antioxidante desse mineral também tem uma outra função: a de estimular a tireoide a trabalhar melhor, uma vez que auxilia na formação dos hormônios dessa glândula.

Segundo a nutricionista, outro benefício bastante conhecido do salmão (e dos pescados, de modo geral), é o ômega-3, um tipo de gordura que também age como antioxidante e tem participação direta na saúde neurológica e cardiovascular. “O ômega-3 ainda contribui para a melhora dos níveis de colesterol no sangue, tanto reduzindo o LDL, como elevando o HDL”, indica Renata Guirau.

Quer mais motivos para incluir o peixe na rotina alimentar? O salmão é rico em gorduras polinsaturadas, que possuem ação anti-inflamatória e fornecem energia, e é fonte de potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial e contração muscular.  

É fato que o pescado pode proporcionar muitas vantagens para a saúde, entretanto, os preocupados com a balança precisam ficar de olho na quantidade ingerida, já que o salmão possui valor calórico mais alto, quando comparado com outros tipos de peixes.

Ainda assim, vale apostar na presença do peixe nas refeições principais do dia.