25/10/2019 as 09:15

Vacina

Primeira etapa da Vacinação contra o sarampo termina hoje

A segunda etapa da Campanha começará em 18 de novembro e se estenderá até o dia 30, quando acontece o Dia ‘D’

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação será realizada até às 17 horas desta sexta-feira (25) nas Unidades de Saúde, nos 75 municípios sergipanos. A segunda etapa da Campanha começará em 18 de novembro e se estenderá até o dia 30, quando acontece o Dia ‘D’. O público alvo, nesta fase, será a população de 20 a 29 anos.

“Aqueles que não tiveram oportunidade de procurar a Unidade de Saúde no sábado, procurem nesta semana para atualizar o esquema de vacinação da sua criança. O sarampo já está aí circulando, e estamos tentando que ele seja bloqueado, e que não ocorram mais casos em nosso estado e, para que a criança esteja livre do sarampo ela precisa estar vacinada. É responsabilidade dos pais e mães proteger suas crianças porque a única maneira de prevenção é a vacina”, afirmou a gerente de Imunização da SES, Sândala Teles.

O sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa, que se caracteriza por erupção avermelhada na pele e problemas respiratórios. Ela pode deixar sequelas e, em casos graves, pode ser fatal.

De acordo com os especialistas, a transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pela tosse, espirro, respiração, e o período de incubação, que é o tempo entre contágio e o aparecimento dos sintomas, tem, em média, 12 dias. Mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas. A vacina tríplice viral é a única forma de prevenção e também protege contra a rubéola e a caxumba.