28/10/2019 as 10:01

BEM-ESTAR

Conheça os benefícios da auriculoterapia

Terapia alternativa é usada para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Conheça os benefícios da auriculoterapiaDivulgação

 

Cuidar do corpo em prol da saúde deve, sim, fazer parte da rotina das pessoas. Não à toa, frequentemente, muita gente adere a tratamentos terapêuticos alternativos na busca pelo bem-estar. Nesse contexto, uma técnica tem ganhado destaque: a auriculoterapia, um ramo na especialidade da acupuntura. Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos.

Luciana Leandro Rezende, proprietária do Centro Estético Fragrância & Cia, é especialista na técnica terapêutica, sendo formada pela Consultoria em Estética e Terapias Alternativas (Ceta) desde 2016. “A auriculoterapia é uma prática que possibilita terapia não invasiva, produzindo estímulos bioenergéticos auriculares com resultados comprovados de melhora de dores, relaxamento, tratamento de insônia, entre outros”, explica.

A terapia auricular é indicada para tratamento os seguintes males: alergia, alopecia, amigdalite, ansiedade, artrite, artrose, asma, bursite, catarata, cefaleia, celulite, cólica, conjuntivite, dedo em gatilho, depressão, dores musculares, eczema, emagrecimento, enxaqueca, gota, hepatite, hipotensão e hipertensão, impotência sexual, indigestão, insônia, lactação insuficiente, mastite, melasma, menopausa, menstruação abundante ou escassa, náusea, obesidade, torcicolo, tosse, varizes e vômito. 

Benefícios

Segundo Luciana Leandro, os cuidados com a prática da terapia é a assepsia do pavilhão auricular com álcool 70% e o fechamento do meato auditivo com algodão, impedindo que qualquer esfera ou agulha possa adentrar o meato. E, ela ressalta, qualquer pessoa pode se beneficiar da terapia. “Durante o tratamento, a sensação frequentemente relatada é de uma leve dor local. E os benefícios, geralmente, são notados logo após as primeiras sessões”, descreve a especialista.   

A aposentada Nadja Matos, de 60 anos, experimentou a auriculoterapia e, garante, já se sente bem melhor. Com fortes dores no corpo devido à fibromialgia, ela revela que fez a primeira sessão e, após 48 horas, começou a sentir alívio das dores. “Fiz a segunda há alguns dias. Alivia muito. Recomendo o procedimento. Já fiz muita fisioterapia, mas é muito demorado. Este procedimento é mais rápido e eficaz. As dores vão reduzindo diariamente até um nível suportável”, explica.

A sessão pode durar de 30 minutos a 1 hora, dependendo de qual área será tratada, e a quantidade de sessões depende do organismo de cada um. A indicação de Luciana é de que seja feita uma vez por semana e, na sequência, com a melhora, a cada 15 dias. As sessões variam de R$ 50 a R$ 100, dependendo do local do corpo a ser acionado. A especialista recomenda, no entanto, que a acupuntura auricular deve ser suspensa se houver relato de náusea, opressão torácica, sudorese em excesso ou outras sensações não comuns. 

|Texto: Laudicéia Fernandes

Da Equipe JC