30/10/2019 as 16:19

AÇÕES SELETIVAS

Sergipe atinge meta de cobertura na vacinação contra o Sarampo

Dos 75 municípios sergipanos, 62 ficaram acima dos 95%

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O estado de Sergipe alcançou a meta de vacinação preconizada para a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Dos 75 municípios sergipanos, 62 ficaram acima dos 95% e 13 estão com os índices de cobertura abaixo desse percentual.

A gerente de Imunização da SES, Sândala Teles, ressaltou que a Campanha não foi uma ação indiscriminada, ou seja, aquela em que toda criança recebe uma dose a mais da vacina, mas sim seletiva, que atualiza dados de rotina. Os 13 municípios que precisam reforçar a busca ativa por aqueles que ainda não se vacinaram, são: Amparo, Aracaju, Canindé, Estância, Japaratuba, Neópolis, Nossa Senhora Aparecida, Propriá, Riachuelo, São Francisco, Siriri, Telha e Tomar do Geru.

De acordo com a gerente, não adianta alcançar a meta no mês de outubro e diminuir os esforços em novembro, por exemplo. É necessário manter os índices mês a mês. “Se em novembro eu não vacinar, não vou conseguir manter a cobertura na rotina. A meta, para todos os municípios, é mensal, diferente do que acontece numa campanha comum quando a vacina não é de rotina. Existe uma meta a cumprir todos os meses. Hoje, nossos dados preliminares apontam que Sergipe atingiu a cobertura, está acima de 95% que é o ideal, mas precisa continuar buscando quem ainda não foi vacinado, precisa continuar trabalhando. Se parar a cobertura vai cair”, enfatizou a gerente.

A segunda etapa da Campanha começará em 18 de novembro e se estenderá até o dia 30 do mesmo mês que será, também, o dia ‘D’. O público alvo é a população de 20 a 29 anos. “O sarampo está circulando. Estamos tentando que ele seja bloqueado e que não ocorram mais casos em nosso estado e a única forma de proteção é a vacina. Só assim vamos conseguir conter o vírus do Sarampo, tanto no nosso Estado, quanto no Brasil”, disse Sândala.

 

|Fonte e foto: SES