12/12/2019 as 08:53

"Projeto Verão"

Nutricionista dá dicas para ceia de Ano Novo saudável

De acordo com o nutricionista Hugo Xavier uma ceia de natal obrigatoriamente não precisa ser calórica e sim saborosa

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 Perder peso, entrar naquela calça guardada no armário, não perder um dia de treino na academia. Essas são algumas promessas feitas nesta época do ano para entrar o ano novo com o corpinho em forma. A fisioterapeuta Alessandra de Jesus sempre gostou de se exercitar e manter uma alimentação saudável, mas confessa que intensificou a malhação pensando nas festas de fim de ano. "Sempre gostei de me cuidar e durante o ano é normal comer um docinho aqui, um pãozinho ali, mas desde agosto comecei o "Projeto Verão" com algumas amigas, onde evitamos doces, gorduras, frituras e dar um gás nos treinos para estar mais magrinha e caber no look do Réveillon", comentou ela.

De acordo com o nutricionista Hugo Xavier, o problema é que, logo após às promessas, muita gente acaba abusando durante a ceia da festa da virada. "É normal nesta época as pessoas se preocuparem mais com as calorias ingeridas em excesso por conta das confraternizações, guloseimas, festas, ceias e réveillon. Porém uma ceia de natal obrigatoriamente não precisa ser calórica e sim saborosa", explicou o nutricionista.

Ainda de acordo com Hugo, as entradas ou petiscos não precisam ser a base de frituras, elas podem ser substituidas por assados, torradas com pastas com ricota temperada, geleias sem açúcar, salpicão light (sem maionese) a base de iogurte natural ou leite desnatado, saladas com bacalhau ou atum ou sardinha. "Os grãos como grão de bico, lentilhas, ervilhas e/ou soja são sempre bem-vindos por serem ricos em proteínas e minerais", lembra o nutricionista.

Para o prato principal é aconselhavél o peru assado aos frangos, pois a primeira, segundo o nutricionista, pois a primeira opção tem menos gordura. Bacalhoada também sempre é uma boa pedida, rocambole salgado.

Para as sobremesas ele aconselha as frutas, pois dezembro e janeiro são os meses oficias do verão, e por serem menos caloricas, e refrescantes, principalmente as da estação, abacaxi, ameixa, abacaxi, manga, nectarina, pêssegos, melancia. Os mouses dessas frutas, bolos sem adição de açúcar, são sempre bem-vindos. 

Não esqueça das bebidas, sucos de frutas naturais substituem muito bem os refrigerantes. Mais independe dessa escolha hidratação é primordial, principalmente no verão e no abuso das calorias nas festas de fim de ano.