03/01/2020 as 14:47

TEMPERATURAS ELEVADAS

Nutricionista alerta para cuidados com intoxicação alimentar durante o verão

Os sintomas de febre, diarreia e vômitos são os principais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A estação mais quente do ano começou no dia 22 de dezembro e já podemos esperar temperaturas ainda mais elevadas que o habitual.

Verão é a estação em que os dias são mais longos, ideal para aproveitar bem as férias. É nesse período também que aumentam os casos de intoxicação alimentar, pois, as altas temperaturas contribuem para a multiplicação das bactérias. Por isso, é importante estar alerta aos sinais que o organismo dá quando não está bem.

Os sintomas de febre, diarreia e vômitos são os principais. Como é difícil identificar uma comida contaminada, o segredo é fazer uma higienização correta dos alimentos, principalmente frutas e verduras. Aparentemente, o alimento contaminado tem grande quantidade de bactéria e toxinas, mas não apresenta alteração aparente. Já a comida estragada tem seu sabor, cheiro e aspecto alterados.

A nutricionista Sieune Roberta, gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), explica que, durante o verão, as pessoas devem aumentar os cuidados com as doenças transmitidas por ingestão de alimentos ou água contaminada.

“Nessa época elas se desenvolvem por causa das altas temperaturas que provocam uma deterioração mais rápida dos alimentos. Assim, a atenção deve ser redobrada com a refrigeração dos alimentos, cuidados na compra de alimentos nos supermercados (balcões ou freezers abertos), de preferência levar frutas bem lavadas e acondicionadas de forma apropriada quando formos à praia e, principalmente, aquelas ricas em água e que ajudam a evitar a desidratação”, explicou.

Uma dica importante também é observar os lacres das bebidas enlatadas e a higiene de lanchonetes e barracas de praia antes de comprar qualquer tipo de alimento. Mas o ideal ainda é beber muita água, sucos de frutas da estação, água de coco, evitando alimentos gordurosos, frituras e preparações que se estragam mais rapidamente nas altas temperaturas.