06/01/2020 as 08:59

Prevenção

Hábitos saudáveis ajudam a prevenir a doença

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou desconhecimento, muitos homens evitam o assunto. Fortalecendo as campanhas de conscientização que são empreendidas ao longo do ano, o Dr. David Arimatéa, médico urologista do Hospital Renascença, explica tudo sobre o assunto e aproveita para incentivar a adoção de hábitos saudáveis no ano que se inicia, bem como a realização de exames periódicos, para evitar a neoplasia.

De acordo com ele, a próstata é uma glândula pequena (cerca de 30g), localizada logo abaixo da bexiga. “Ela tem sua função associada ao aparelho reprodutivo, porque auxilia na constituição do sêmen; e também ao aparelho urinário, pois a uretra, que é o canal que leva a urina para fora do corpo, passa por dentro dela”, explica o médico. Ainda segundo ele, existem alguns fatores de risco que sugerem propensão à doença. “O risco vai aumentando com o avançar da idade. Portanto, a doença costuma incidir com maior frequência em indivíduos mais idosos, a partir da sexta década de vida [60 anos].

O principal fator de risco é genético. Ou seja, têm maior propensão a desenvolver câncer de próstata, homens que tenham pelo menos um parente de primeiro grau (pai ou irmão) que tenha tido a doença. É também um câncer que incide mais em pessoas negras e com obesidade”, alerta o Dr. David.

O urologista indica a importância da realização de exames preventivos, considerando que o câncer de próstata costuma ser silencioso, nos seus estágios iniciais. “E geralmente o homem é assintomático. Quando o tumor evolui para os estágios mais avançados é que aparecem sintomas, como dificuldade para urinar, obstrução do trato urinário e necessidade de fazer força para urinar, a diminuição do calibre da urina e problemas de armazenamento (aumenta a frequência de idas ao banheiro), além de sangramento urinário e dor pélvica, dentre outros”, enumera.

O Dr. David Arimatéa explica que, diante disso, para investigar o desenvolvimento da doença, é indicada a realização anual de dois exames. Um deles é o PSA [Antígeno Prostático Específico], que faz a coleta de sangue da próstata e deve indicar, através da elevação dos números, se o indivíduo pode estar desenvolvendo a doença. “Além disso, numa consulta clínica com o urologista, o paciente vai ser submetido a o exame digital do médico, o toque retal, em que é possível identificar, ou não, se o indivíduo está desenvolvendo um nódulo ou tumor. Havendo a suspeita, ele vai ser submetido a uma biópsia transretal da próstata, com o auxílio de uma ultrassonografia, em que serão colhidos pequenos fragmentos que serão levados para estudo patológico”.


Para prevenir o câncer de próstata, o Dr. David Arimatéa indica, ainda, a adoção de práticas saudáveis, como cuidar melhor da alimentação, praticar atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. “Assim como a prevenção de diversas doenças cardiovasculares, da diabetes e de outros tipos de câncer, a prevenção do câncer de próstata se baseia em o indivíduo manter hábitos saudáveis na sua vida, principalmente relacionados ao combate à obesidade, que é um dos fatores de risco. Associado a isso, é indicado fazer anualmente o exame de PSA e o exame de toque retal, que são as formas de rastreio adequadas a esse tipo de câncer”, conclui o médico urologista do Hospital Renascença.