09/01/2020 as 10:29

Capital

Saúde avança com prontuário eletrônico e informatização de processos



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Iniciada em junho de 2018, a implantação do prontuário eletrônico na rede municipal de saúde de Aracaju foi concluída e já é uma realidade em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos dois Centros de Especialidades Médicas (Cemar) e nos dois Hospitais Municipais, o Nestor Piva e o Fernando Franco. 
 
O processo de implantação gradual começou pela UBS Amélia Leite e durou 18 meses, sendo concluído em dezembro de 2019, como previa as metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, inscritas pela Secretaria Municipal da Saúde. O sistema promove uma verdadeira revolução nesse segmento, como explica a secretária da pasta, Waneska Barbosa. 
 
“Conseguimos cumprir o planejamento e implantar o prontuário em todos os equipamentos da rede municipal e, agora, a gente tem dados e informações que começam a ser trabalhados para que possamos melhor planejar a saúde, saber os diabéticos, gestantes jovens, hipertensos, em determinados bairros, para planejar ações de saúde de acordo com a necessidade da região”, explica Waneska. 
 
O coordenador de Informática da Secretaria, Adson Gomes, ressalta que os ganhos serão fundamentais para os serviços de saúde na capital. “O principal deles é o da informação unificada, porque trabalhávamos com várias redes, cada uma com prontuário específico, não havendo, em um único ponto, todas as informações de um paciente. As informações eram muito pulverizadas, o que dificultava muito o controle e o planejamento das ações”, ressalta.
 
Para Adson, facilita muito ter todo o histórico do paciente em um único lugar. “Você pode ver se aquela pessoa passou mal e foi atendida em alguma unidade, se está fazendo tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), se toma algum medicamento. Como todos os profissionais de saúde da rede têm acesso, o atendimento é facilitado”, reitera. 
 
Para isso, a Secretaria Municipal da Saúde realizou toda a atualização cadastral no sistema. Quem nunca tiver sido atendido em nenhum dos equipamentos da rede, passará por um cadastro em seu primeiro atendimento. Já os prontuários antigos, de antes do início da implementação do sistema, lá em 2018, serão digitalizados. “Era um projeto do próprio município informatizar a saúde e, com isso, fazê-la avançar”, destaca Adson Gomes. 
 
Objetivo alcançado, agora é hora de aperfeiçoar o sistema. Isso ocorrerá com a implantação de uma outra ferramenta, o Portal da Saúde, cuja base é o prontuário eletrônico e será lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira ainda em janeiro. “É uma ferramenta integrada a esse sistema de informatização e vem para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, com mais comodidade”, resume Adson.
 
Voltado para moradores comprovadamente de Aracaju, o sistema vai possibilitar o agendamento de consultas e o acesso a informações, como, por exemplo, o andamento de procedimentos agendados e a posição do paciente na fila para realizá-los, através de um aplicativo.
 
“Abre-se um leque de oportunidades para avançar ainda mais, com mais transparência, já que a pessoa vai poder acompanhar o status de sua solicitação. Eu vejo como uma revolução tecnológica e inovadora que vem mudar o paradigma da saúde, um verdadeiro salto de qualidade”, define a secretária Waneska Barbosa. 
 
A secretária ressalta que o acesso à saúde é um direito do cidadão e que, com a informatização, com esse novo aparato tecnológico, a administração faz esse direito chegar mais perto da população. “Como direito do cidadão, nada mais justo do que ele ter autonomia para buscá-lo e não depender de um marcador, de um gerente ou mesmo da indicação de um parlamentar. Ele vai marcar com quem quer, acompanhar o andamento de exames, olhar seu lugar na fila", reforça Waneska.