10/01/2020 as 13:17

Educação

Instituto Arapyaú corrigem fluxo das escolas municipais

Desse modo, como resultado do trabalho desenvolvido a partir dessa parceria, a educação municipal tem avançado na qualificação do fluxo escolar

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após diagnóstico do fluxo escolar das escolas municipais da capital, elaborado no segundo semestre de 2019 pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Instituto Arapyaú, classificar como preocupantes os índices de evasão escolar e distorção idade-série, a administração municipal e a instituição sem fins lucrativos desenvolveram projetos que, desde então, já contribuíram para reduzir em dez pontos percentuais o índice de evasão escolar.

A partir de convênio firmado em junho do ano passado, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) e o Arapyaú atuam em pareceria na execução de estratégicas para melhorar o fluxo de frequência, engajar os alunos, acompanhamento o corpo diretivo e desenvolver trabalhos a partir das avaliações pedagógicas.

“Buscamos entender o que causa a falta dos alunos na sala de aula e estimulá-los para que desenvolvam o prazer pelos estudos, de maneira criativa e dinâmica; acompanhamos a equipe diretiva das escolas, transformando o olhar através de oficinas e palestras; e, por fim, atuamos diretamente na forma como as avaliações são vistas, fazendo com que, ao invés de ser um instrumento punitivo, seja uma ferramenta de diagnóstico, que aponte onde devemos trabalhar em cada aluno”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Desse modo, como resultado do trabalho desenvolvido a partir dessa parceria, a educação municipal tem avançado na qualificação do fluxo escolar. “Tendo como parâmetro 2016, nós tínhamos um índice de evasão escolar de 3,3%. Hoje, nós temos um índice de 2,3% e a nossa meta é chegar a 2%. No que tange à distorção idade-série, ou seja, alunos com idade regular atrasada, em 2016, tínhamos 32,1% e fechamos 2019 com 22%. Essa é uma agenda muito positiva. São dez pontos percentuais de diferença e, apesar de ser um importante resultado, temos muito o que fazer para conseguirmos saldos ainda melhores, afinal, o objetivo é justamente elevar cada vez mais a produtividade”, destaca Maria Cecília.

O convênio está previsto para terminar em junho deste ano, mas, os resultados são perenes, já que, com base no diagnóstico e nas primeiras atuações, desenvolvidos bilateralmente, a gestão municipal pôde traçar caminhos mais promissores.

“A cautela e a necessidade de criar mecanismos ainda mais estratégicos aliados aos que já vêm sendo adotados pela gestão, até o momento, é essencial para a população que depende do ensino público e que, em sua grande maioria, também está em situação social mais vulnerável”, afirma a secretária municipal da Educação.

Maria Cecília ressalta ainda que a Semed atua com a base da educação, com os primeiros anos da educação formal, o que prepara os alunos para os anos seguintes, “portanto, é nesta fase que devemos agir mais energicamente, afinal, nada na educação tem resposta rápida. Os resultados veremos no futuro. Educação é processo e um processo continuado”, reforça.