13/01/2020 as 16:42

IMUNIZAÇÃO

SES inicia distribuição de doses da vacina pentavalente aos municípios

Os municípios que desejarem se antecipar, já podem retirar as vacinas na sede da Secretaria de Estado da Saúde

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), na manhã desta segunda-feira, 13, iniciou a distribuição das 13 mil doses da vacina pentavalente recebidas do Ministério da Saúde (MS) na última sexta-feira, 10. A vacina que imuniza contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae, como a meningite, é fornecida, exclusivamente, pelo Ministério da Saúde e estava em falta desde o mês de outubro. Ela é obrigatória para crianças de 2, 4 e 6 meses e disponibilizada em três doses.

Segundo a enfermeira da Central de Imunização da SES, Ana Beatriz Lira, os 75 municípios receberão a vacina, porém a quantidade é reduzida para atender toda a população sergipana. “A quantidade ainda é pequena para o nosso estado, porque já estava em falta há três meses, com crianças atrasadas e outras por fazer. Então estamos fazendo a distribuição conforme a população e doses que eram aplicadas por cada município, assim poderemos fazer uma entrega homogênea de forma que todos recebam”, disse.

A entrega acontecerá durante todo o mês de janeiro, mas os municípios podem se antecipar e retirar as vacinas na sede da Secretaria de Estado da Saúde, sem a necessidade de agendamento. “Para que os municípios não continuem atrasados, já autorizamos que retirem aqui. Nossa entrega vai até o dia 28 de janeiro, no entanto aqueles que quiserem se adiantar já podem vir pegar”, comentou a enfermeira.

O Ministério da Saúde informou que mais vacinas foram compradas e os lotes estão passando por testes de qualidade, entretanto, não confirmou quando estarão disponíveis. “Nossa sugestão é que os pais procurem a Unidade Básica de Saúde e mais rápido possível, principalmente aqueles que têm crianças com as doses atrasadas”, concluiu Ana Lira.

|Fonte: SES