20/01/2020 as 09:14

Entrevista

Cirurgias Plásticas são mais procuradas no verão

Por isso, o número de homens e mulheres que vêm recorrendo às cirurgias plásticas cresce consideravelmente a cada ano

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Chega o verão e automaticamente o mercado de beleza demonstra também um forte aquecimento nos números. Muito calor, roupas leves, praia, piscina e férias - e o corpo fica mais à mostra. Por isso, o número de homens e mulheres que vêm recorrendo às cirurgias plásticas cresce consideravelmente a cada ano. Segundo o Dr. Diogo Piva, cirurgião plástico, o número de intervenções nesta época do ano cresce. É muito comum as pessoas pensarem que o verão não é um bom período para a realização de cirurgias plásticas, mas este mito vem caindo. No entanto, o profissional alerta para alguns cuidados especiais que devem ser observados.

Jornal da Cidade: Fazer cirurgia plástica levanta uma série de dúvidas nos pacientes. Essas intervenções no verão são aconselháveis?

Diogo Piva – Sim, desde que todos os cuidados e recomendações sejam seguidos no pós operatório. 

JC - Quando o assunto é verão, logo pensamos no corpo "em dia”. Existe um aumento em relação a algum tipo de cirurgia específico? Quais?

DP - Existe sim, a lipoaspiração e a mamoplastia se destacam como procedimentos campeões de procura, sem dúvida.

JC - Quais os cuidados que o paciente deve tomar se for fazer uma cirurgia plástica no verão?

DP - Em primeiro lugar respeitar o repouso, e a segunda recomendação que eu considero mais importante é a proteção solar.

JC - Como fatores como temperatura e radiação solar interferem nos resultados dos procedimentos?

DP - O aumento da temperatura influencia em primeiro lugar no aumento da transpiração isto exige do paciente que tenha um cuidado redobrado com os curativos para mantê-los sempre limpos e secos. Além disto, existe a questão da dilatação dos vasos tendo influencia na intensidade e permanecia do inchaço. Outro fator importantíssimo é a questão da hiperpigmentação (escurecimento) permanente das cicatrizes ou das manchas roxas devido à exposição solar, o que é mais intenso nas pessoas de pele morena.

JC - Qual o tempo médio de recuperação de cirurgias?

DP - Isso depende bastante do tamanho do procedimento. Intervenções pequenas pode-se dizer que em 15 dias ocorre o retorno às atividades diárias sem exageros, as cirurgias maiores exigem ficar afastado das atividades físicas e exposição solar de forma mais rígida.

JC - Se a pessoa quiser fazer uma cirurgia plástica em janeiro, estará bem no Carnaval?

DP - Procedimentos de médio e pequeno com certeza, no entanto, para os procedimentos maiores deve-se ter em mente que ainda não estará pronto para grandes extravagâncias.