26/03/2020 as 09:47

COVID-19

Profissionais da saúde de Aracaju continuam denunciando falta de insumos

A principal queixa é a dispensação das máscaras cirúrgicas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os profissionais da rede básica de saúde do município de Aracaju continuam denunciando a falta de insumos. Enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades básicas localizadas nos bairros Bugio, Soledade e Lamarão, que já são expostos ao risco por estarem na linha de frente no serviço, se sentem ainda mais ameaçados com a falta de máscaras cirúrgicas.

De acordo com uma fonte que não será revelada nesta matéria, os profissionais estão recebendo somente duas máscaras para usar durante oito horas de trabalho. Para eles, essa dispensação de material é prejudicial, pois muitas vezes a máscara cirúrgica, que tem sido duas para um dia inteiro de trabalho, não é o suficiente.

“O material está sendo dado em pouca quantidade. As máscaras, por exemplo, têm durabilidade de duas horas. Mas, eles só dão duas, no máximo. E nós temos a necessidade de outras. Primeiro que a máscara é aquela cirúrgica, quando seria interessante ser uma mais resistente. Mas, só tem a cirúrgica na rede. A gente recebe uma pela manhã, e outra pela tarde”, conta o denunciante.

Essa mesma denúncia já havia sido feita pela presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (Seese), Shirley Morales, na matéria publicada na última segunda-feira, 23, neste portal.  Shirley afirmou que o sindicato está recebendo diversas denúncias de falta de condições de trabalho tanto na capital sergipana, como no interior do estado. Inclusive, houve relatos de falta de água em algumas unidades dos municípios sergipanos. Com isso, a presidente informou que os casos estão sendo levados ao Ministério Público Estadual.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, as ações da pasta estão sendo feitas em conformidade com a Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nº 5/2020, onde não informa que as máscaras devem ser trocadas a cada duas horas.

“Tudo está sendo feito em conformidade com o Ministério da Saúde e da Anvisa. O prefeito Edvaldo Nogueira já fez a liberação de recursos para a compra de materiais, e nós estamos repondo os estoques. Mais uma vez reforçamos que estamos seguindo as normas da Anvisa. A durabilidade da máscara cirúrgica é suficiente para um turno, porque sempre foi assim. Nós temos a máscara do tipo N19, mas, essa é usada somente em hospital”, pontua a assessoria de comunicação da secretaria.

|Da redação do JC Online

||Foto: Ilustração