02/04/2020 as 09:40

COVID-19

Sete pessoas que pegaram Coronavírus já estão curadas

A secretária municipal de saúde, Waneska Barbosa, reforça a importância do isolamento social

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sete pessoas que pegaram Coronavírus já estão curadas

Sete pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus estão curadas em Sergipe. Seis delas, na capital sergipana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a maioria dos pacientes com Covid-19 em Aracaju, mantiveram quadro leve da doença. A secretária Waneska Barbosa, aponta que, em casos leves, naturalmente os sintomas permanecem por até 15 dias até que o paciente se cure e receba alta médica.

O quadro clínico do paciente com coronavírus é parecido com o de uma gripe, com a presença de febre, congestão, dor de garganta, dores de cabeça e tosse seca. O quadro se agrava quando começa a aparecer o sintoma de falta de ar. O paciente que testa positivo sem evoluir para os sintomas mais graves, após 15 dias estará bem novamente e imune ao vírus.

“Quando as pessoas são acometidas com influenza ou coronavírus, nós orientamos imediatamente o isolamento domiciliar, para que se cuide em casa, tome o remédio para febre, e tenha repouso. Então, os casos mais simples eles devem ficar em casa. Nós temos alguns canais de comunicação para que essas pessoas possam tirar dúvidas caso apareça alguma coisa diferente do que ela estava sentindo, a exemplo do número 156, ou até mesmo por meio do nosso site, onde temos um formulário que as pessoas preenchem, onde tem os sinais estratégicos que a gente considera grave, e entramos em contato com o paciente”, ressalta a secretária Waneska.

Após o período de cerca de 15 dias aos pacientes com quadro leve da doença, a Secretaria considera o paciente recuperado e dá alta médica. Foi o que aconteceu em Aracaju com seis pessoas que testaram positivo. Até esta quarta-feira, 01, haviam 20 casos confirmados na capital e mais três no interior.

A secretária reforça a importância do isolamento social. “A gente sabe que o isolamento é uma medida coletiva de restrição, e é importante que nesse momento a orientação seja cumprida por todos”, disse Waneska.

|Da redação do JC Online

||Foto: Ascom/Secom