03/04/2020 as 16:52

SÍNDROMES GRIPAIS

Hospitais particulares informam ao MP mais de 2.500 atendimentos

A Vigilância em Saúde orienta que os hospitais notifiquem à SES apenas quando se tratar de casos confirmados como Síndrome Respiratória Grave.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A pedido do Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, os hospitais particulares de Aracaju Primavera, Renascença, São Lucas e Unimed informaram que, no mês de março, foram atendidos 2.702 casos de Síndrome Gripal. Desses, 150 foram notificados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e 2553 pacientes estão em isolamento domiciliar, por orientação médica, mas não fizeram exame para a Covid-19. A Vigilância em Saúde orienta que os hospitais notifiquem à SES apenas quando se tratar de casos confirmados como Síndrome Respiratória Grave.

“Esses números precisam ser divulgados para conhecimento da população e coordenação dos cuidados com os pacientes, bem como para a investigação epidemiológica e, até, para garantir políticas públicas e estratégias de saúde. Com as informações solicitadas, o MP analisará as ocorrências da contaminação em Sergipe, para articular as Promotorias de Justiça que integram o Gabinete de Acompanhamento de Crise e, assim, intensificar a conscientização da população de que deve permanecer em casa. Infelizmente, tivemos duas mortes anunciadas nesta semana. As pessoas precisam obedecer a recomendação das autoridades sanitárias no que diz respeito ao isolamento social, pois o número de infectados, efetivamente, pode ser muito maior, diante dos números de pacientes que não fizeram o exame para detecção da Covid-19 apresentados pelos hospitais”, enfatizou a promotora de Justiça Euza Missano.

Números detalhados enviados pelos Hospitais (01 a 31 de março)

Hospital Primavera

Total de 1322 atendimentos – síndrome gripal

(40 – notificações à Secretaria de Estado da Saúde / 03 – casos confirmados Covid-19 / 02 – casos positivos para H1N1 (gripe) / 32 – negativos para Covid-19 / 03 – aguardando resultado Covid-19)

Hospital São Lucas

Total de 1025 atendimentos – síndrome gripal

(91 – notificações à Secretaria de Estado da Saúde / 68 – casos descartados Covid-19 / 08 – casos positivos Covid-19 / 15 – casos aguardando resultado Covid-19)

Hospital Renascença

Total de 94 atendimentos – síndrome gripal

(01 – notificação à Secretaria de Estado da Saúde /01 – caso confirmado Covid-19 na UTI)

Hospital Unimed

Total de 261 atendimentos – síndrome gripal

(18 – notificações à Secretaria de Estado da Saúde / 02 casos confirmados Covid-19)

*Faltam dados do Hospital Gabriel Soares

Fonte: MP/SE