06/04/2020 as 10:32

COVID-19

Prefeitura de Aracaju disponibiliza central de atendimento para apoio psicológico durante pandemia

População que está enfrentando ansiedade, medo, pânico e preocupação intensa por consequência da quarentena e do novo coronavírus, é possível ter atendimento psicológico no telefone 3304-3399

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A partir desta segunda-feira, 06, os aracajuanos contam com uma central de atendimento por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com Serviço de Apoio Psicológico Remoto. Funcionará como uma escuta qualificada para cuidar da saúde mental da população durante a pandemia de coronavírus, covid-19.

Para ter acesso é preciso ligar no número 3304-3599. As ligações serão repassadas via aplicativo para psicólogos da Rede de Atenção Psicossocial (REAPS). Serão disponibilizados 34 profissionais, sendo 17 no turno da manhã, das 08h às 14h, e 17 no turno da tarde, das 14h às 20h.

Segundo a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), o objetivo da central é lidar com os efeitos que o período de quarentena podem causar na mente das pessoas, como fatores de estresse associados à pandemia, e às reações advindas deles, como ansiedade, medo, pânico, preocupação intensa com a saúde própria e de familiares que podem ter sido expostos à doença, mudanças no padrão do sono e alimentação, aumento do uso de álcool, tabaco e outras drogas, dentre outros.

De acordo com a coordenadora do REAPS, Chenya Coutinho, a psicologia tem papel importante no trabalho de educação em saúde para prevenção e, ainda, para ações psicoeducativas relacionadas às mudanças comportamentais e às questões relacionais e comunitárias, especialmente na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Há um importante papel da Psicologia também no acolhimento ao contexto geral de ansiedade e preocupação da população e ressaltam a importância das fontes oficiais e especializadas”, acrescenta a coordenadora. 

Por isso, os cuidados com a saúde mental e emocional das pessoas, durante o período de quarentena e isolamento social, são imprescindíveis para a manutenção do bem estar. Sobretudo, dos profissionais da saúde pública e privada.

“Embora o serviço esteja sendo disponibilizado para a população em geral, está entre os objetivos da adoção da plataforma auxiliar os trabalhadores dos serviços de saúde, públicos e privados, que tenham vivenciado ou estejam vivenciando situações geradoras de estresse e ansiedade por conta do enfrentamento à pandemia. Na prática, a gestão municipal busca prover a todos, em especial aos afetados mais diretamente, tudo que é necessário para ultrapassar esse momento difícil com a maior tranquilidade possível”, informa a PMA.    

|Da Redação do JC Online, com informações da PMA

||Fotos: Ascom/SMS