07/04/2020 as 08:20

MUNICÍPIOS

Sergipe aguarda autorização para distribuir testes rápidos para detecção do novo coronavírus.

Existem dois tipos de teste para o coronavírus: o teste rápido e o RT-PCR. “O PCR identifica o vírus que provoca o coronavírus logo no início, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo. O uso desses testes é feito para diagnosticar casos graves internados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sergipe aguarda autorização para distribuir testes rápidos para detecção do novo coronavírus.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está aguardando a autorização do Ministério da Saúde (MS) para poder distribuir aos municípios os 20 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus. Segundo a SES, o órgão estadual recebeu seis mil testes rápidos na semana passada do MS e que até o dia 20 de abril devem receber mais 20 mil, porém esses são compra do Estado mesmo. “Estamos aguardando um posicionamento do Ministério da Saúde sobre a utilização dos testes rápidos”, informou a assessoria da SES. 

Existem dois tipos de teste para o coronavírus: o teste rápido e o RT-PCR. “O PCR identifica o vírus que provoca o coronavírus logo no início, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo. O uso desses testes é feito para diagnosticar casos graves internados. 

Já o teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença

“Presença de vírus (PCR) significa que o paciente pode transmitir a doença. Na presença de IgG, por exemplo, o paciente não transmite a doença, só informa que ele se contaminou com o vírus em algum momento da vida, mas não transmite. No caso dos testes rápidos, o MS pediu que nós não façamos a distribuição ainda”, reforçou a Secretaria da Saúde. 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), os testes estão em análise pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e está ajustando as instruções e elaborando uma nota informativa com recomendações e orientando o uso para garantir a adequada utilização pelos estados e municípios. O teste rápido será usado como uma ferramenta para auxílio complementar no diagnóstico do Covid 19.