13/05/2020 as 09:07

PREVENÇÃO

Coronavírus: Hemose orienta sobre normas

O Hemose iniciou um ciclo de treinamento destinado a profissionais que realizam o transporte de sangue e hemocompontes para Agências Transfusionais nos hospitais no Estado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A gerência da Hemorrede do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) iniciou um ciclo de treinamento destinado a profissionais que realizam o transporte de sangue e hemocompontes para Agências Transfusionais nos hospitais no Estado. A atividade visa prestar orientações de segurança durante o período de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Localizada nos hospitais, a agência transfusional é uma unidade hemoterápica que tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imunohematólogicos pré- transfusionais, liberar e transportar os componentes sanguíneos para atendimento da demanda transfusional de pacientes.

O biomédico Jandson Marques informou que ao longo das mini palestras serão fornecidos detalhamentos sobre os principais procedimentos de prevenção do novo coronavírus, a exemplo, da higienização das mãos com água e sabão, álcool a 70%, uso das máscaras, observar as etiquetas respiratórias ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz na dobra do cotovelo, aguardar a higienização da caixa de transporte de hemocomponentes e limpeza de locais de toque frequente, dentre outras recomendações. “Esses profissionais desempenham um trabalho essencial para os hospitais. Eles são os responsáveis pelo deslocamento de caixas térmicas com sangue e demais componentes que saem do hemocentro para os hospitais e maternidades.

Por isso, é importante que eles estejam bem conscientes sobre os processos de segurança pessoal no período da pandemia”, ressaltou o biomédico. Conforme Marques, inicialmente as orientações contemplam os condutores que trabalham nas agências transfusionais. “É imprescindível que esses profissionais entendam a importância do trabalho deles no ciclo do sangue.

A proposta dessas mini palestras, sem aglomerações, é preservar a saúde dos condutores e garantir a qualidade do sangue até o destino final na rede hospitalar”, conclui. Treinamento De acordo com a gerente da Hemorrede, Mariamalia Newton Andrade, o setor retomará os treinamentos com todos os profissionais que atuam nas Agências Transfusionais. “Enquanto estivermos nesse período de isolamento social adotaremos como principal estratégia a realização dos treinamentos online e tele aulas. Estamos finalizando a plataforma para mobilizar os hospitais e profissionais de forma que todos participem mantendo as recomendações de segurança sem aglomeração para evitar a propagação da Covid-19”, comunicou a médica.