18/05/2020 as 10:34

CUIDADOS

Como evitar acidentes domésticos ao usar álcool em gel?

Diante da necessidade do uso de álcool líquido 70% e do álcool em gel, por conta da pandemia do novo coronavírus, a quantidade dos produtos dentro dos lares aumentou consideravelmente

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Diante da necessidade do uso de álcool líquido 70% e do álcool em gel, por conta da pandemia do novo coronavírus, a quantidade dos produtos dentro dos lares aumentou consideravelmente. Por isso, cabe alertar sobre os riscos de queimaduras gravíssimas ocasionadas por acidentes domésticos relacionados ao seu uso.

O álcool em gel, por exemplo, demora a se dissipar nas mãos devido a sua consistência. O recomendado é que, após a aplicação, a pessoa espere secar completamente, e aguarde um tempo de 15 a 20 minutos, para que seja mais seguro fazer atividades que envolvam qualquer fonte de calor. “O álcool gel é produzido a partir de uma substância emoliente apropriada para o uso na pele. Evitando assim, o ressecamento da pele após o uso sistemático da higienização das mãos.

O cuidado do uso de desse tipo de produto é com relação às crianças, pois elas têm o hábito de levar as mãos a boca e, possivelmente, acontecer algum efeito colateral indesejável. Por isso, é importante que os pais observem com atenção enquanto o gel evapora das mãozinhas”, esclarece a médica infectologista, Dra. Mariela Cometki.

O uso de álcool em líquido comum pode ser utilizado na limpeza, pois evapora mais rápido. É importante ficar atento onde colocar o produto, de preferência um lugar fora do alcance de crianças, e distante de ambientes como a cozinha. As mesmas orientações servem para o álcool em gel.

Confira algumas dicas: Deixe as embalagens de álcool longe do alcance de crianças Não manuseie o álcool ou deixe suas embalagens próximas do fogão, churrasqueiras ou fontes de calor Não passe álcool nas mãos antes de cozinhar, Em casa, opte por lavar as mãos, sempre Lembre-se, o álcool é inflamável!