19/05/2020 as 09:22

NACIONAL

Saúde: Bolsonaro sem pressa para nomear

A avaliação é que o general Eduardo Pazuello, que está como interino, pode dar conta do ministério ainda por algum tempo, disseram fontes que acompanham o processo de decisão.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Apesar do avanço da epidemia de coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro não tem pressa para escolher um novo ministro da Saúde e, mesmo com vários nomes sendo cogitados, a avaliação é que o general Eduardo Pazuello, que está como interino, pode dar conta do ministério ainda por algum tempo, disseram fontes que acompanham o processo de decisão.

“Pazuello deve ficar como interino ainda por um bom tempo”, disse uma das fontes palacianas ouvidas pela Reuters nesta segunda-feira. Pego de surpresa pelo pedido de demissão de Nelson Teich na sexta-feira —quando o então ministro se recusou a mudar o protocolo da pasta para ampliar o uso da cloroquina e preferiu sair—, Bolsonaro inicialmente esperava ter um nome pronto já nesta segunda- -feira.

No entanto, foi aconselhado a esperar e evitar uma escolha apressada. Congresso tenta adiar prova do Enem Saúde: Bolsonaro sem pressa para nomear Uma das fontes disse à Reuters que Bolsonaro optou por evitar uma escolha açodada por nomes para liderar a pasta em meio à pandemia, depois que Teich deixou o cargo com menos de um mês justamente no momento de maior aceleração dos casos de Covid-10 no país até o momento, com mais de 240 mil infecções e 16 mil mortos.

Pazuello foi indicado como secretário-executivo para coordenar a área logística do ministério na resposta à pandemia por recomendação da ala militar do governo, uma vez que Teich era considerado um ministro técnico, mas sem experiência em administração no setor público. Nesta segunda-feira, o ministro interino participou por videoconferência da 73ª Assembleia Mundial da Saúde e disse que o Brasil está ajustando os protocolos de combate à Covid-19 com base em evidências. “Pazuello dá conta do recado”, disse uma das fontes à Reuters.