29/05/2020 as 11:26

DESOBEDIÊNCIA

Lojistas reabrem comércios mesmo com proibição

Consumidores invadem o Centro da capital sem temor à pandemia da Covid-19

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sergipe, o Brasil e o mundo vivem um momento muito difícil com a iminente propagação da Covid-19, popularizada como coronavírus. O número de infectados e mortos cresce a cada dia, levando pânico à população.

Apesar dos mais de seis mil sergipanos contaminados pela doença e dos mais de 130 óbitos, ainda assim comerciantes e consumidores insistem em não respeitar a recomendação de isolamento social e o decreto que obriga o fechamento de lojas de diversos segmentos.

Após denúncia feita através das redes sociais, a equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE esteve no Centro de Aracaju, na manhã desta quinta-feira, 28, e conferiu de perto uma realidade que expõe pessoas ao risco e colabora para a disseminação do vírus.

Por toda a extensão do Calçadão da Rua João Pessoa até o prédio do Antigo Hotel Palace, vendedores ambulantes mantêm as atividades e diversas pessoas se aglomeram em busca do que comprar, como é o caso da dona de casa Gedalva Lima. Ela se dirigiu à Caixa Econômica em busca do Auxílio Emergencial, mas não deixou de conferir as novidades oferecidas pelos camelôs.

“Marquei o meu lugar na fila da Caixa e estou aqui passando o tempo. Mesmo sem ter dinheiro ainda para comprar, mas eu gosto de ver as coisas. Mas não tem perigo não, porque está todo mundo de máscara aqui. Eu já não aguento mais isso”, afirma Gedalva.

Um pouco mais à frente, emendando os passos até a Rua José do Prado Franco, no sentido do mercado municipal de Aracaju, várias lojas permanecem com uma de suas portas abertas e atendendo aos consumidores, mesmo com o decreto do governo estadual que obriga o fechamento.

E a situação se repete pelas ruas Santa Rosa, Florentino Menezes e Apulcro Mota, além da Travessa Hélio Ribeiro. Ao perceber a chegada da equipe do JC, diversos lojistas se apressaram em baixar as portas de seus estabelecimentos, mesmo com o local repleto de clientes. 

Vale ressaltar que durante todo o período de permanência da equipe nas imediações do Centro da capital não foi observada a presença de nenhuma equipe da Polícia Militar.

Mas, ainda assim, de acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), a Polícia Militar tem atuado e fechado diversos estabelecimentos, além disso muitos comerciantes têm respondido pelo crime de desobediência. Caso sejam observadas situações desta natureza, é importante que se faça denúncia através do 190 da Polícia Militar. 

|Da redação do JC

||Fotos: André Moreira