07/07/2020 as 10:49

PREVENÇÃO

Relatos de reinfecção por coronavírus acendem alerta

Já que não há estudos conclusivos, especialista orienta manter prevenção

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Algumas pessoas, que já haviam testado positivo para a Covid-19 voltaram a ser infectadas pela doença, a exemplo da prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro. O fato não é comum, mas em Sergipe há relato de que algumas pessoas votaram a testar positivo para a Covid-19 mesmo após serem atestadas como curadas.

De acordo com o diretor de Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marcos Aurélio, tem começado haver descrições de pacientes que tiveram as manifestações clínicas da doença, testaram positivo, melhoraram e cerca de 20 dias a um mês depois testaram positivo de novo. “Essa é uma situação que tem sido investigada em todo o mundo.

Alguns cientistas acreditam que não se trata de uma reincidência, mas que o corpo não criou anticorpos e a pessoa passou a ter replicação viral e, consequentemente, passou ter novamente os sintomas e testando positivo, uma persistência do vírus pela falta de respostas imunológicas insuficientes.

Outras não conseguiram criar anticorpos e ficaram suscetíveis a nova infecção, outra grande preocupação é se houve mutação do vírus”, explicou. O médico pontua ainda que a maioria dos pesquisadores ainda não sabe se a imunidade ao coronavírus é permanente ou transitória, mas o que se sabe é que a imunidade existe para a maioria das pessoas. “O fato é que não temos estudos conclusivos sobre a questão da imunidade à Covid-19. Diante disso, orientamos que todas as pessoas que já tenham pegado mantenham as atividades preventivas.

O tratamento, caso ela necessite, deverá ser realizado após uma avaliação médica, pois a volta da doença poderá ocorrer de forma branda ou mais intensa”, finalizou o infectologista, reforçando que “enquanto não tenhamos uma reposta para tudo respeitemos o comportamento da doença e sigamos todos os protocolos para evitá-la”.