23/07/2020 as 08:31

PANDEMIA

Mortes por Covid-19 em Sergipe estão em queda

Os dados apresentados mostram que, embora o número de casos confirmados continue em alta, o número de óbitos apresentou sensível redução nas últimas duas semanas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mortes por Covid-19 em Sergipe estão em queda

A média de mortes por Covid-19 em Sergipe caiu por duas semanas consecutivas e entre os dias 12 a 18 de julho o índice saiu de 22,9 para 15,9. A média móvel de sete dias em relação ao óbito também melhorou e apresentou queda, saindo de 18 para 13. A taxa de letalidade também teve melhora: de 2,7% em 1º de maio caiu para 1,5% em 19 de julho.

Os dados apresentados pelo Boletim Covid-19, elaborado pelo Observatório de Sergipe, mostram que, embora o número de casos confirmados continue em alta, mas estagnados, o número de óbitos apresentou sensível redução nas últimas duas semanas.

O boletim revela ainda que Sergipe ocupa atualmente a 17ª posição no ranking entre os 26 estados e o Distrito Federal com mais casos de Covid-19. Além disso, o Estado ocupa a 5ª posição entre os estados com mais casos por 100 mil habitantes: são 1.968. Sergipe se mantém na mesma posição no ranking de uma semana, ocupando a 10ª posição entre os estados com maiores taxas de mortalidade: 48,9 por 100 mil habitantes. Sergipe ocupa a 11ª posição entre os estados com menores tempos de duplicação do número de mortes por Covid-19.

Sergipe registrou seu primeiro caso confirmado de coronavírus em 14 de março. Os primeiros óbitos foram registrados dia 2 de abril em Aracaju; em quatro meses, o Estado já tem 47.110 casos confirmados e 1.182 mortes; a taxa de crescimento da doença nos últimos sete dias é de 2,6%; tempo médio de duplicação de mortes é de 14,7 dias.

O Observatório revela ainda que Aracaju responde por 53% dos casos confirmados e por 40% das mortes por Covid-19 no Estado, sendo a Região Metropolitana de Aracaju a área que concentra 63% dos casos confirmados e cerca de 57% das mortes por Covid-19 no Estado. Cerca de 87% dos municípios sergipanos já registraram mortes pelo coronavírus. O número de pessoas recuperadas superou o número de pessoas com a doença ativa: são 25.527 e 19.693, respectivamente.

Os municípios que se destacam com os maiores números de mortes são Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itabaiana, Estância, Lagarto, Itaporanga D’Ajuda, Tobias Barreto e Umbaúba.

“Em geral, todos os indicadores têm tido dados menores, pois o número de pessoas infectadas cresceu, mas agora vai perdendo um pouco o “fôlego”. Apesar de ainda crescente, não tem sido um crescimento expressivo como ocorreu no surgimento dos primeiros casos. Na análise da última semana epidemiológica, que foi entre os dias 12 a 18 de julho, observou-se que a metade dos novos casos foi do interior, ou seja, estamos tendo cada vez mais casos no interior e isso é um dado que precisa ser levado a sério”, alertou o coordenador do Observatório de Sergipe, Ciro Brasil de Andrade.

Reforçando a informação apresentada por Ciro Brasil, o Boletim mostra que além da Região Metropolitana de Aracaju os municípios de Cedro de São João, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo, Propriá, Telha, Itabaiana, Estância e Divina Pastora se destacam com as maiores incidências de Covid-19 por 100 mil habitantes.

Chama atenção ainda que, além da Região Metropolitana da capital sergipana, os municípios de General Maynard, Malhador, Ilha das Flores, Maruim, Umbaúba, Pirambu e Nossa Senhora de Lourdes se destacam com as maiores taxas de mortalidade de Covid-19 por 100 mil habitantes.

Índice de isolamento

O índice de isolamento social no Estado foi de 40,35%. Com isso, de acordo com o relatório, Sergipe passou a ocupar o 11º índice do país. As três melhores posições ficaram com Acre (43,2%), Ceará (42,1%) e Amapá (41,9%). Já as piores com Paraná (37,0%), Goiás (36,9%) e Tocantins (34,6%). Os dados, conforme divulgado, são da empresa InLoco e analisados pelo Observatório de Sergipe.

Com 41,2% das pessoas em casa, Aracaju obteve a 10ª colocação do Brasil. Rio Branco (43,6%), Fortaleza (42,3%) e Florianópolis (43,2%) obtiveram os maiores índices. Em contraposição, Goiânia (37,2%), Campo Grande (37,1%) e Palmas (34,9%) registraram os menores.

|Da equipe JC

||Foto: Ilustração