02/10/2020 as 15:34

NO HEMOSE

Jovens doam sangue motivados pelo desejo de ajudar a salvar vidas

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos de idade

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Para melhorar os níveis dos estoques dos sangues, O, A, B e Ab positivo e negativo, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está reforçando os canais de comunicação com o público ao destacar que o serviço é essencial para atender a demanda transfusional de pacientes assistidos na rede hospitalar.

Os amigos Natália Chagas de Jesus e Gabriel de Gois Dias decidiram apoiar a causa e colaborar com o serviço. Para os jovens que congregam na Igreja Assembleia de Deus Madureira, a doação é um ato de amor ao próximo que salva vidas. “Na bíblia estudamos diversos versículos que falam do sangue no sentido espiritual. Temos que lembra que o sangue é vida. Jesus Cristo morreu na cruz e deu seu sangue para que vivêssemos”, salientaou Natália.

Para gestão do Hemocentro é importante o apoio dos jovens ao serviço, por isso, a enfermeira Florita Aquino parabeniza a iniciativa e convida a participação em massa desse público. “A doação de sangue pode ser realizada por adolescentes que tenham 16 anos completos. Eles precisam estar em bom estado de saúde e trazer um termo de consentimento que nos disponibilizamos aqui na recepção ou pode ser baixado no site, www.hemose.se.gov.br”, informou ao frisar. “Quanto maior a adesão de jovens, mais doadores fidelizados a unidade terá para as próximas décadas”, justificou.

Vale ressaltar que o sangue é utilizado nos hospitais como recurso terapêutico para realização de tratamentos oncológicos, leucemias, anemias crônicas e procedimentos de grande porte. Depois que a bolsa de sangue total é coletada, passa pelo processo de fracionamento nos seguintes componentes: plaquetas, hemácias e plasma.

Serviço

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial com foto, válido em todo território nacional. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte: Hemose
Foto: ASN