08/10/2020 as 10:49

CIRURGIAS ELETIVAS

Para atender demanda reprimida, SES contrata prestadores privados

Secretaria de Estado da Saúde pretende realizar um mutirão para as cirurgias eletivas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Iniciou nesta quinta-feira, 08, o credenciamento para prestadores privados de serviços de saúde ambulatorial e hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. Esta foi uma medida adotada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), para a realização de um mutirão nas cirurgias eletivas, que se encontra com demanda reprimida formada com a suspensão dos serviços eletivos durante a pandemia do novo coronavírus. As empresas terão até o dia 16 de outubro, próxima sexta-feira, para realizar o credenciamento.

De acordo com a SES, os procedimentos cirúrgicos a serem contratualizados serão colecistectomia, hernioplastia, histerectomia e laqueadura. Segundo o diretor em exercício de Gestão de Sistemas, César Vladimir, o objetivo do credenciamento é criar uma rede temporária para dar vazão à demanda reprimida, enquanto as unidades próprias se mantêm mobilizadas para o atendimento aos pacientes com covid-19.

“Quando a pandemia nos surpreendeu no início do ano os procedimentos eletivos foram suspensos. Isso aconteceu por duas razões: porque a rede de assistência precisava se adequar para dar atendimento aos pacientes que estavam sendo acometidos pela Covid-19, bem como porque era importante se evitar aglomerações nos postos de saúde como forma de minimizar o contágio. Isso gerou, como era de se esperar, uma demanda reprimida dos procedimentos eletivos e agora a SES se volta para atender estes usuários”, explicou o diretor em exercício.

O objetivo da SES é também atender à demanda reprimida sem desmobilizar toda a rede que ainda está voltada para o atendimento da covid-19, ao mesmo tempo em que precisa voltar a atender as demandas cotidianas.

A diretora de Atenção Especializada e Urgências, Maria Lúcia Santos, acrescenta que o acesso do paciente é total, indo dos exames pré-operatórios ao procedimento cirúrgico.

“Chegamos ao consenso de que o credenciamento de empresas é a melhor opção para destravar a demanda reprimida, obviamente respeitando a regulação do acesso. A gente retoma os procedimentos cirúrgicos eletivos normais, e ao mesmo tempo, adotamos essa outra forma de dar acesso com qualidade e responsabilidade aos usuários”, informou.

Da redação do JC Online, com informações da SES

Foto: Ilustrativa