13/10/2020 as 17:15

DOAÇÃO DE SANGUE

Hemose abrirá nos sábados dos dias 10 e 31 de outubro

De acordo com dados do Hemocentro de Sergipe, desde o início da pandemia que a unidade está com uma redução nas doações de sangue

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que em virtude na baixa nos estoques dos sangues, O, A, B e Ab, positivo e negativo e do feriado de 12 de outubro, o serviço de coleta da unidade funcionará nos seguintes sábados: dias 10 e 31, no horário das 7h às 11h.

 “Gostaríamos de contar com a presença das pessoas que não têm disponibilidade de tempo em doar sangue durante a semana para comparecer ao Hemose em algum desses sábados”, convida a gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino.

De acordo com dados do Hemocentro de Sergipe, desde o início da pandemia que a unidade está com uma redução nas doações de sangue, que foi ocorrendo de forma gradativa. De 120 doações ao dia passou para 90, depois para 70 e, atualmente, o serviço realiza uma media diária de 50 doações, número insuficiente para atender a demanda transfusional da rede hospitalar.

A enfermeira Florita Aquilo informa que o sangue é utilizado como recurso terapêutico para o tratamento de diversas patologias. “Recebemos diariamente aqui no Hemose pedido de concentrado de hemácias, de plaquetas e de plasma dos hospitais para os pacientes com câncer, leucemias, anemias, enfim são muitas doenças e procedimentos cirúrgicos que necessita do sangue”, adverte a gestora.

O Hemose reforça alguns cuidados para o dia da doação, como comparecer ao serviço bem alimentado, pois durante a doação é coletado uma bolsa com no máximo 450 ml de sangue. No dia anterior à doação é importante que o candidato tenha dormido pelo menos 6 horas e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores ao procedimento.

Critérios

Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg e apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional. O Hemocentro de Sergipe funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h. Mais informações sobre o serviço através dos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte e foto: SES