16/10/2020 as 09:45

TESTAJU

Mutirão da SMS realiza testagem para covid-19 no bairro América

O objetivo é realizar 600 testes rápidos até o final da manhã de hoje, 16

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estão, neste momento, no bairro América realizando teste rápido de covid-19. A previsão é de que permaneçam no local até o final da manhã, por volta das 12h, ou até que todos os 600 testes disponíveis para a população local, sejam realizados.

Entre o período de 24 de agosto até 14 de outubro, o mutirão realizou 6.959 testes, onde, do total, apenas 6% deu positivo para IGG e IGM. “Nosso público alvo são os assintomáticos. O resultado sai em cerca de 20 minutos, e o teste é simples, com apenas uma furadinha no dedo. É muito pouco o número de resultados positivos. Quando dá positivo para IGG, significa que a pessoa já teve contato com o vírus e criou anticorpos. Porém, como se trata de uma doença nova, onde o mundo inteiro ainda está estudando, nós não podemos garantir 100% que a pessoa está imune, portanto, o melhor é manter todos os cuidados necessários”, explica a assessora técnica da SMS, Ana Régia.

Esses mutirões fazem parte do programa TestAju, que tem foco na identificação de novos casos de covid-19 na capital para, consequentemente, a SMS atuar de maneira efetiva no enfrentamento à pandemia. Segundo Ana, alguns bairros tem adesão maior do que outros. Nas primeiras horas da manhã de hoje, 16, a tenda recebia uma quantidade satisfatória de moradores do bairro América.

Independentemente do resultado, de acordo com Ana, a orientação dos profissionais é para que a população permaneça com o uso de máscaras, álcool gel, distanciamento social, e demais cuidados sanitários, afim de evitar a proliferação da doença. 

O próximo bairro deverá ser anunciado em breve, sempre na véspera da ação, para evitar aglomeração.

|Da redação do JC Online

||Fotos: Cedidas ao JC/Equipe SMS