16/10/2020 as 11:54

USO DE MÁSCARAS

Secretaria Municipal da Saúde realizará fiscalizações na Orla de Atalaia

A ação será uma medida de prevenção e orientação dos cuidados necessários e obrigações que devem ser cumpridas para o combate contra o covid-19, a exemplo do uso de máscaras em estabelecimentos e vias públicas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Neste final de semana, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com o Procon Aracaju e a Guarda Municipal, realização ação de fiscalização, orientação e prevenção contra covid-19 na Orla de Atalaia. De acordo com a coordenadora da Vigilância, Denilda Caldas, o principal foco será sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção.

Máscara no queixo ou na mão não garante a segurança necessária para evitar contato com o vírus e a proliferação da doença. Portanto, isso não é permitido, e a Vigilância Sanitária de Aracaju pretende chamar atenção das pessoas que estiverem utilizando a máscara da maneira incorreta. A ação será realizada na Orla de Atalaia, seja em bares e restaurantes, ou no calçadão.

A fiscalização será ainda mais rígida nos estabelecimentos comerciais, já que, segundo Denilda, já foi realizada ação de orientação nesses locais, portanto, para aqueles com notificação, caso não esteja cumprindo as normas, estará sujeito à multa.

Já quando diz respeito à população em via pública, a abordagem será diferente. “Como o decreto diz que o não uso deve acarretar penalidade, o que a gente tem feito é um cadastro com o nome dessas pessoas que não estão cumprindo o uso obrigatório da máscara. A primeira pena é a advertência. Se a pessoa for rescendente, gera uma multa. Porém, não aconteceu nenhum caso até o momento. São poucas as situações em que as pessoas não permitem a nossa abordagem. Por isso que, a depender da situação, é a Guarda Municipal que vai agir. Mas, não estamos tendo problemas com relação a isso”, garante Denilda.

Esse tipo de ação tem sido realizada mensalmente pelas equipes da Prefeitura de Aracaju. No mês de outubro já aconteceram fiscalizações nos terminais de ônibus, e na Rodoviária Intermunicipal Luiz Garcia, localizada no Centro da Cidade.

A gente está fazendo mensal, esse mês pegamos os dois terminais, a rodoviária do centro, e estamos vendo os horários de maior movimentação, porque é inicio da manha, final da tarde, orla e comercio, no calçadão.

|Da redação do JC Online

||Fotos: Ascom/SMS